Estudo realizado pela Universidade de Columbia avaliou mais de 3.000 crianças , entre 6 a 11 anos , e entre aqueles que jogavam vídeo game , o desempenho escolar era superior( 🤘🏻yeah!) .O mesmo benefício é observado em idosos.

Outro estudo observou adultos que passaram a jogar “Mario” por 30 minutos diários no período de 2 meses tiveram um aumento da massa cerebral nas áreas de planejamento estratégico, navegação espacial e habilidade motora.

A maior desvantagem seria que entre os gamers o sedentarismo e a obesidade são mais frequentes.

Tudo em excesso gera complicações.Video game pode ser uma fuga da realidade , aonde não precisamos lidar diretamente com as pessoas, aonde criamos ou participamos de um mundo nosso.Mas podemos usar tudo isso a nosso favor!

Meu filho teve problemas na alfabetização , então usei o Minecraft como estímulo.Os amigos conversavam online mas ele não conseguia acompanhar pois não sabia ler.Passei a jogar com ele e gradualmente ele foi lendo e essa leitura foi para os livros das histórias criadas nesse mundo gamer. Já havia tentado ler livros consagrados da minha infância : Reinações de Narizinho , O Pequeno Príncipe , até o Menino do Dedo Verde , mas as histórias não eram interessantes para o universo que ele vive.Consegui usando o que ele gosta .

Utilizo para matemática ( somar, dividir , figuras geométricas) , inglês, português …..Usar o tablet para alfabetização da minha filha também foi muito fácil , com joguinhos apropriados , temos um aliado e não um problema.

O quero trazer à tona é que não há nada de errado uma criança jogar .Há pontos positivos e negativos, não podemos classificar como perigoso ou que estimula a violência.O mundo de hoje é tecnológico, não há como conviver fora dessa realidade.Sempre há o benefício da tecnologia.Até a ONU iniciou trabalho com jovens através do uso de Minecraft para realizar projetos em áreas carentes da África.

De uma mãe gamer para outra : deixe seu filho explorar o mundo.👍🏻

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s