Antes de entrar na discussão sobre dar ou não palmadas ,por que não vemos outras formas de educar as crianças?

👉🏻 elogie : procure elogiar uma boa ação . Faça ao contrário . Não critique ou diga o que a criança fez de errado . Funciona muito bem em todas as idades , principalmente nos pequenos .

👉🏻 não grite . Quando a criança fizer uma malcriação , muitas vezes ela quer a sua atenção . Se você gritar, ela conseguiu .

Se a criança não estiver em perigo ( dedo na tomada , pulando em cima da cama ) vire e olhe para o outro lado. Ela precisa entender que irá conseguir a sua atenção de outra forma.

👉🏻 evite brigar por pouca coisa . Vejo mães brigando com as crianças antes mesmo dela fazer algo.( Não vá subir ! Nem pense em pegar isso !)

👉🏻 castigo : nunca envolvendo comida ou cama , para evitar associar ( comer e dormir ) com uma coisa ruim.Deve ser proporcional à malcriação.

Funciona se você suspender alguma atividade que a criança gosta : videogame aqui em casa funciona muuuito bem.

👉🏻 quadro ou jogo de estrelinhas : faça um caminho a ser percorrido e dê uma estrelinha para cada boa ação . Quando alcançar o final você dará um prêmio ( ir ao cinema , fazer um passeio ) . O prêmio não pode ser brinquedo !

Não retire estrelas . Só vale a premiação .

Agora se você achar que nada resolve , uma palmada poderá ser a solução ?Alguns textos que andei lendo são categóricos : você bate a primeira vez, segunda )será mais forte) e a terceira (mais intensa que as anteriores ) e assim sucessivamente . Simplesmente não adianta ! Se resolvesse , a criança não teria medo de repetir?Se o aviso não funcionou , não repita . Talvez você só esteja descarregando a sua raiva e por isso tem a sensação de solução.

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s