Quando vi o novo berço caixa até pensei que se tratasse de uma nova moda . Mas procurei estudar sobre o assunto e vi que na verdade ela reduz a mortalidade infantil!

Criada na década de 1930 pelo governo finlandês, a caixa é distribuída a todas as famílias do país , independente da sua classe social .

Ela serve como berço e vem recheada de presentes :

Por que a redução da mortalidade?

Devido ao aumento das consultas de pré-natal e as orientações que são realizadas para as mães e pais . Existe até um manual exclusivo para os pais , semelhante a instruções de um manual de carro : Sabia que faz bem para o bebê arrotar algumas vezes?”, diz o texto, que ressalta a importância do “combustível”, o leite materno, e explica como “checar debaixo do capô”, ou seja , checar as fraldas no caso.

Mas o principal fator para a diminuição da mortalidade é o berço- caixa . As mães colocam a criança no mesmo quarto , que são vigiadas por mais tempo , pois a caixa é fácil de transportar e evita que o bebê seja colocado na cama dos pais . Não possui espaço para mantas , rolinhos , bichos de pelúcia ou outros objetos que possam sufocar a criança .

A caixa fez tanto sucesso que está sendo implantada em vários países e cada um faz as suas modificações :

Alguns países incluíram mosquiteiros para evitar a infecção pela picada de insetos , como a dengue ou malária.Outros transformaram a caixa de papelão em uma de plástico , para servir de banheira .

Os responsáveis pela saúde no Brasil podiam adotar esse modelo , não acha?

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s