Férias e praia … que delícia ! Infelizmente essa dupla também vem associada com a temida virose!

Virose é um termo genérico para qualquer infecção por vírus. Os agentes causadores de transtornos gastrointestinais mais comuns são o rotavírus e o norovírus.

Por que ocorre no verão e na praia?

As cidades litorâneas apresentam um sistema de esgoto deficitário. Muitas vezes a qualidade da água do mar apresenta um grande quantidade de coliformes fecais , que nada mais é do que a presença de fezes humanas.

Com o aumento da população no local , por turistas , aumenta-se a quantidade de esgoto liberada , aumentando- se a quantidade de fezes na água do mar , proliferando os casos de viroses.

A virose é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados ou pelas vias aéreas , dependendo do vírus.

É comum afetar a família inteira , mas nas crianças as infecções geralmente são mais graves. Vômitos e diarréias podem levar a desidratação comais facilidade em bebês e idosos.

O tratamento é o uso de remédio para vômito e recompositor de flora intestinal .

Dê preferência a alimentos leves : bolachas água e sal , biscoito de polvilho e frutas ( maçã , banana) .Ofereça muito líquido , água de côco é uma ótima ideia.

NÃO use isotônicos , como o Gatorade. Soro para hidratação é outra coisa. Gatorade é para atletas , não para crianças.

Fica a dica.