O Natal está chegando e mais uma polêmica surge : Papai Noel existe?

O mundo está muito complicado . Comemorar o Natal com a figura do Papai Noel é manter a magia nos corações das crianças.A imagem do bom velhinho que leva presentes a todas as crianças faz parte do imaginário infantil .Estimula a criatividade e proporciona um mundo mágico de faz de conta , tão esquecido nos dias de hoje.

Crianças entre 3 a 7 anos costumam a acreditar no Papai Noel.Minha filha começou a ter dúvidas este ano.Isabel tem 6 anos e está indecisa , pois todo mundo na escola já sabe que ele não existe , mas ela tem uma tática esse ano: vai esperar acordada , bem escondida 😂.

Montamos a árvore sob o embalos das canções natalinas na voz esganiçada dela.Usando a touca de Papai Noel, espalhamos todos os enfeites pela casa. Acabou surgindo um sorriso , até na cara carrancuda do papai dela.

Luzinhas pisca-pisca , boneco de neve, renas …. cheiro de panetone no ar…hummmm

Ano passado , em uma matéria publicado no site da UOL, especialistas disseram que mentir sobre o Papai Noel pode acabar com a confiança das crianças nos pais.Noel : “As crianças acabarão descobrindo que os pais têm mentido consistentemente durante anos, e isso pode fazer com que se perguntem quais outras mentiras lhes foram ditas” afirmam.

Outro trecho diz :”O mito de uma figura que julga todas as crianças , se são obedientes ou travessas. Por que os pais precisam de uma história tão absurda para educar os filhos?”

Por favor, deixem o Papai Noel em paz.Vamos celebrar o Natal e deixar a fantasia tomar conta.

A criança precisa de fantasia para formar o seu mundo real é através da imaginação que ela consegue desenvolver seu intelecto e tornar claras suas emoções e consequentemente se preparar para o mundo adulto.

Esse bom velhinho, no imaginário infantil, é aquele ser bondoso, que conhece cada criança e suas necessidades, traz o presente desejado para os que foram bons, traz a alegria e a recompensa de ter cumprido seus deveres durante o ano.

Essa fantasia enriquece nossas crianças, no imaginário delas, compreendem a importância da bondade, da caridade, de se tornar um ser humano melhor e se importar com o próximo.

Feliz Natal a todos ! E viva a fantasia , a magia e o Papai Noel.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s