Adoro a Bela Gil . Ela é minha fonte de inspiração para várias matérias do blog que virão nas semanas seguintes. Não sou uma “hater” , mas uma admiradora do seu trabalho.

A apresentadora Bela Gil levantou mais uma polêmica ao publicar um vídeo no Instagram em que mostra a filha Flor, de cinco anos, escovando os dentes com argila. …

De acordo com Marco Antonio Manfredini, secretário-geral do Crosp, outras receitas caseiras que circulam na internet, que incluem ingredientes como bicarbonato de sódio ,juá argila ou cúrcuma por exemplo, também não têm eficácia, sem respaldo científico.

Manfredini explica que, com base nos últimos estudos internacionais, as crianças que não fazem uso de creme dental com flúor, como a filha de Bela Gil, têm, em média, 30% a mais de chances de ter cáries.

Houve um tempo em que era considerado desnecessário higienizar a boca das crianças enquanto a dentição dos pequenos não estava completa. Hoje, o entendimento dos profissionais é de que a limpeza dos dentes deve ser feita assim que começam a despontar. E para que o bebê já se familiarize com um hábito que levará para a vida inteira, o ideal é começar a escovar os dentes bem cedo.

Inicialmente poderá ser usada a ” dedeira ” e após o nascimento dos molares , a escova dental passa a ser mais prática. O uso de flúor é recomendado desde o início da escovação , 3 vezes ao dia , após as refeições.

Mas e a tal da fluorose?

A fluorose é uma complicação que ocorre pela ingestão excessiva ou prolongada de flúor durante o período de formação dos primeiros dentes, isso quer dizer, desde o nascimento da criança até os cinco anos de idade. Mas mesmo na fluorose , o tratamento inclui o uso de pasta dental com flúor.

Dicas de escovar os dentes das crianças :

– deixe a criança brincar com a escova e mostre a ela quando você escovar seus dentes . Elas adoram imitar hábitos dos pais;

– compre escovas coloridas e próprias para a idade , com tamanho adequado;

– toma mamadeira com açúcar ou achocolatado? O ideal seria retirar esse hábito , mas para prevenir a “cárie da mamadeira” , a criança deve escovar os dentes após CADA mamada;

– para os maiores de 5 anos : escovação deve ser feita sozinha . Se necessário os pais poderão fazer um reforço , principalmente na escovação após o jantar.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s