O uso de medicação a base de plantas sempre foi utilizada para diversos males da saúde. Claro que não faltam receitas para um nariz entupido.

Olhando na internet achei uma série deles e separei as mais comuns:

Alho

Possui propriedades antivirais e antifúngicas que ajudam a combater a infecção que causa congestão. Ferva 2-3 dentes de alho em uma xícara de água. Beba até limpar o congestionamento. Comer alho fresco também ajuda aliviar a congestão e desconforto. Só não sei como usar em criança! Qual é o bebê que irá aceitar comer alho fresco? 🤔

Vinagre de maçã

Dizem que ele limpa o nariz entupido e bom para o sistema imune e ainda emagrece!Mas pode causar queimaduras no sistema gastrointestinal ( boca , esôfago, estômago) , na pele , desgaste dos dentes . Não pode ser usado em crianças.

Vapor

Vapor , compressa de água morna , chá quente … todos são bons métodos naturais sem contra indicação. Melhoram o mal estar e aliviam a congestão nasal.

Óleo de eucalipto

O uso na forma de chá está liberado , mas não pode ser usado na inalação devido ao risco de irritação das vias áreas e piorado quadro clínico.Não usar no umidificador e nem na forma de gotas no travesseiro , principalmente em crianças alérgicas.

Suco de tomate

O tomate é rico em vitamina C, ideal para manter o sistema imunológico em dia e aliviar a inflamação que bloqueia o nariz. Misture uma xícara de suco de tomate, uma colher de alho, uma de limão e um pouco de sal de aipo. Ferva e beba o suco pelo menos 2x ao dia.Funciona? Não sei , mas não faz mal .

Álcool 70%

Não é uma medicação natural ,mas segue no conceito de não ser uma medicação de farmácia.Já vi receita de médicos com indicação de inalação com álcool , vapor ou através do uso de inalador . NUNCA faça isso.

Irrita as vias áreas e pode levar a complicações graves, principalmente em asmáticos .

Fica a dica.