Férias e casa da vovó, não é uma delicia? Tempo de estragar criança , dar liberdade e aconchego , aquele que nem todo pai ou mãe consegue dar…

No Reino Unido, uma em cada três mães empregadas depende do auxílio dos avós na criação dos filhos. Mesmo na Europa há grandes diferenças entre os países: nos com menor infraestrutura, como Itália, Espanha e Grécia, 40% tomam conta dos netos, enquanto esse percentual cai para 20% na França, Suécia e Dinamarca. Pesquisas indicam que o envolvimento dos avós está ligado a menos sintomas de depressão em crianças e problemas de comportamento dos adolescentes.

Mas os benefícios não se estendem somente aos netos. A “netoterapia” é um estímulo maravilhoso para os idosos: ficar com os netos pode fazer bem para a memória e até mesmo adiar os sintomas de doenças como o mal de Alzheimer. Foi o que comprovou uma pesquisa da Universidade de Melbourne.As avós que cuidavam dos netos um dia por semana tiveram melhor desempenho nos teste de memória.Mas quando os netos passam a frequentar diariamente , o efeito pode ser oposto, devido ao fator stress.

Afinal, quem cuida também tem que se cuidar, garantindo um tempo para si. Estar com os netos rejuvenesce, revigora os laços familiares e alimenta um sentido de propósito na vida, mas pode levar ao esgotamento. Muitos idosos acabam deixando de lado a própria saúde e se privam de lazer e do contato com os amigos, o que pode levar ao isolamento social.

Pensando nisso , que tal umas regrinhas para os dois lados?

Para as avós

🙂Regra 1. Dê palpite quando for solicitada .Você é bem-vinda na tomada de muitas decisões mas, muitas vezes, o casal quer decidir sozinho alguma coisa e o seu palpite pode atrapalhar. O ideal é deixar os pais da crianças até errarem se for o caso.

🙂Regra 2.Guarde os conselhos.Claro que você só quer o bem do bebê e dos pais dele. Claro que você tem experiência. Mas cada família é uma família. As dinâmicas são diferentes e os tempos mudaram.

🙂 Regra 3. Não exagere nas compras.Tente sempre conversar com os pais da criança sobre o que eles gostariam de presente. Já imaginou que chato comprar os móveis do quarto rosa e descobrir que a mãe do bebê odeia essa cor? Ou investir em um brinquedo que não cabe no apartamento?

🙂 Regra 4. Siga a regra dos pais.Nada mais frustrante para um pai e uma mãe do que ser desautorizado pelos avós. Se a família decidiu que a criança não vai tomar refrigerante não é legal oferecer escondido a bebida para o netinho. O mesmo vale para doces, salgadinhos e tudo mais. Lembre-se você educou seus filhos como quis. Agora é a vez desse casal encontrar sua dinâmica.

🙂Regra 5. seja um bom mediador: com os seus olhos fora da unidade familiar e conhecendo os seus filhos e netos pode ser um mediador ideal para ajudar na resolução de conflitos e problemas.

Para as mães: 🤭Regra 1. Avós não são babás!É preciso ver a casa dos avós como um lugar gostoso de ir e de ficar, mas com bom senso e respeito à pessoa que mora lá.

🤭 Regra2. Avós não têm a obrigação de educar . Os pais não devem passar a tarefa de ensinar a terceiros .

🤭 Regra 3. Verifique a disponibilidade dos avós.Estar com os netos é muito bom, estar com a família é fundamental para sua saúde e para o fortalecimento do idoso. Entretanto, isso tudo tem que vir acrescido de respeito a sua vida, a sua rotina e a seu espaço. Não estamos mais diante da realidade do idoso que não tem mais nada para fazer…

🤭 Regra 4. Confie. Nada mais incômodo do que várias ligações para saber se tudo foi feito corretamente : horários , alimentação , banhos.

🤭 Regra 5. Convívio é essencial . Os netos e os avós são beneficiados com a relação . Mantenha contato , deixe disponível um canal de contato entre eles , mesmo que você não tenha.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s