O amendoim pode ser classificado corriqueiramente como castanha devido ao seu perfil nutricional, porém, ele pertence à classe botânica das leguminosas, ou seja, é parente do feijão, lentilha, ervilha etc. Iremos explorar a seguir os benefícios do amendoim, mostrando as propriedades para saúde e boa forma.

Não deve ser dado na forma de grão, torrado e assado devido ao risco de engasgo para as crianças e alto teor de sódio .Nutricionalmente possui uma série de vantagens :rico em vitaminas e minerais, incluindo vitamina E e vitaminas do complexo B, cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. Contém também fibras solúveis e insolúveis, gorduras boas e proteínas.

Pensando nisso que o médico Ambrose Staub em 1903 decidiu triturar os grãos do amendoim até virar uma pasta , para oferecer a pacientes idosos que não possuíam dentes , para melhorar a dieta com um alimento proteico e calórico .Assim nasceu a pasta de amendoim.

Qual a diferença entre pasta e manteiga de amendoim?

A pasta de amendoim pode ser oferecida a a criança a partir de 11 meses , com bolachas ou frutas . Nunca havia oferecido aos meus filhos ou orientado meus pacientes devido ao medo de alergia.

A alergia ao amendoim não é comum no Brasil ,mas nos Estados Unidos ela afeta cerca de 2% das crianças , sendo uma das principais causas de reação alérgica com maior gravidade e ao contrário dos demais alimentos , a alergia ao amendoim não desaparece com a idade.

Entretanto , um estudo com cerca de 600 crianças com idade entre 4 a 11 meses , todas com risco de serem alérgicas ao alimento , utilizaram o amendoim na sua dieta e o resultado foi incrível: entre as crianças que consumiram o amendoim , o risco foi 81% menor de desenvolver alergia em comparação ao grupo que não recebeu o alimento.Com isso os especialistas recomendam: para evitar a alergia ao amendoim , o alimento deve ser oferecido precocemente.

Já em relação a outros alimentos alergênicos ( camarão , por exemplo) ainda não existem estudos conclusivos ,mas com certeza a conclusão deste abrirá novas frentes de pesquisa.

Existem várias receitas de pasta de amendoim , mas basicamente você pode triturar no liquidificador até virar uma pasta e acrescentar mel ou açúcar .Mas se você nasceu nos anos 80 , com certeza a sua mãe te ofereceu isto:

Só tenha cuidado com os produtos industrializados devido à adição de óleo, açúcar e outros ingredientes que podem tornar o produto mais calórico do que a preparação caseira.

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s