A sarna é causada pela fêmea do Sarcoptes scabiei, um ácaro ou, um microscópico parasita, que se refugia debaixo da pele (para sobreviver ela necessita de uma temperatura de cerca de 37°C), deposita seus ovos e causa coceira por reação do corpo à sua presença.

A coceira ocorre principalmente na região da barriga e genitais , e ocorre a noite. Surgem bolinhas e devido à coceira intensa podem surgir escoriações e infecções de pele.

Sarna canina pega em humanos ?

Sim! Mas o bicho é outro . A sarna humana e de cachorro são parecidas , mas o ácaro é diferente. Muita gente acha que só cachorro de rua que tem sarna, mas isso não é verdade. Os ácaros que provocam a sarna estão em toda parte, em cobertores, sofás, camas e até em brinquedos. Todo cachorro pode adquirir a sarna, por isso é tão importante saber sobre isso e conseguir identificar o problema desde cedo.

Como sou contaminado?

A transmissão ocorre por contato com pessoas que já tem a doença e também compartilhando roupas, toalhas e lençóis infectados com o parasita causador. Pode demorar de 1 a 42 dias para se manifestar após o contágio, mas o ácaro gasta apenas 2,5 minutos para perfurar e penetrar a pele.

Não há preferência por sexo ou raça. Costuma ser mais freqüente em crianças e adolescentes, pessoas com higiene pessoal e domiciliar precária (o que facilita a proliferação dos parasitas) e ambientes aglomerados como creches, escolas e hospitais.

Tratamento

O tratamento é a base de loções e em alguns casos , com comprimidos por via oral.

A parte mais importante é o cuidado na higiene corporal e de objetos pessoais : durante o tratamento, as roupas, inclusive de cama e banho, devem ser lavadas e passadas a ferro bem quente, além de trocadas todos os dias. Deixar as roupas secando ao sol forte também ajuda.

É bom limpar as unhas das crianças para retirar os parasitas que ficam ali quando elas se coçam e evitar recontaminação. Se mais alguém na família tiver sarna, é preciso que todos façam o tratamento ao mesmo tempo.

O banho diário com água e sabão, a lavagem da cabeça e o uso de roupas limpas ajudam a prevenir a contaminação por piolhos, sarna e outras doenças de pele.

Fica a dica .