Como corrigir uma orelha de abano? São várias técnicas que podem ser realizadas para corrigir esse problema estético .

A orelha de abano atinge entre 2% e 5% da população. É um número pequeno, mas a gente sabe que pode ser motivo de incômodo e bullying.Não tem causa conhecida , geralmente não vem associada a alterações auditivas e tem um componente genético .

A cirurgia que resolve esse problema é a Otoplastia, e pode corrigir um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou tratar as orelhas deformadas causadas por lesão. É esta cirurgia a responsável pela criação de uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face.

Apesar de a maioria das pessoas passarem pelo procedimento quando adulta, alguns pais preferem que seus filhos tenham as orelhas corrigidas ainda quando crianças. E a escolha, neste momento, é deles. Segundo os especialistas , a idade ideal para fazer a Otoplastia é a partir dos 5 anos, porque até aí a orelha está crescendo, chegando ao seu formato e tamanho. O ideal é que seja feita a partir dos 7 anos.

A anestesia varia: pode ser local ou geral, dependendo da idade e da colaboração da criança .Na técnica mais utilizada , é realizado um pequeno corte atrás da orelha e a cartilagem é moldada , sendo feito um ponto de fixação , deixando a orelha mais próxima a cabeça.

Mas existem outras opções para correção , inclusive feita em recém nascidos :

Moldagem

A modalgem é feita por um cirurgião plástico com silicone ou algodão , com a fixação de um esparadrapo da orelha . Pode ser finalizada com uma faixa . Essa técnica deve ser realizada nos primeiros 3 meses de vida , quando a cartilagem está mais mole .Barata e sem riscos ao bebê ,deve ser mantida a moldagem por 2 meses . ” Isso é comprovado cientificamente “diz Antônio Graziosi , presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Muitas mães tem o hábito de colocar faixas ou pregar esparadrapos por conta própria , mas isso não é recomendado , pois a técnica da moldagem feita por um profissional é mais específica , com resultados melhores .

Earfold – implante metálico para orelha

A dobra é feita com a ajuda de um dispositivo que coloca um implante sobre a cartilagem. O procedimento é feito no consultório, com anestesia local ou com sedação em crianças (a partir dos 7 anos de idade).

O material do implante é o mesmo usado nos “stents” nas artérias coronárias e fica completamente invisível sob a pele. O procedimento demora cerca de 10 -15 minutos em cada orelha e o paciente pode retomar a sua vida normal, sem necessidade de repouso.

Independente da técnica , a orelha de abano deve ser corrigida precocemente . Considerada um problema estético, pode levar a traumas e problemas psicológicos intensos na auto imagem devido ao bullying praticado as crianças com tal deformidade.

A correção é simples . Vale a pena se informar a procurar a melhor opção.

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s