Quem nunca fez um barquinho de papel ? O origami é uma arte milenar japonesa amplamente difundida pelo mundo. Veja 10 vantagens do origami para o desenvolvimento infantil:

A arte consiste em obter representações de seres e objetos por meio das dobraduras de papel. Essa arte vem sendo praticada a séculos e ganhou o mundo devido à sua inventividade e beleza. Também é notável sua grande função terapêutica para quem a pratica, pois exige concentração e ordenação, promovendo, assim, a persistência, disciplina e calma.

Veja as razões para ensinar ao seu filho:

1. Desenvolvimento da escrita

Para a execução da dobradura no papel , a criança necessita da coordenação motora fina , ou seja , do domínio motor finos dos dedos , principalmente do polegar e indicador , os mesmos músculos utilizados na escrita .

2. Estímulo a concentração

Concentração é necessária para um origami . Se você não dobrou de forma certa , ou esqueceu algum passo , o seu trabalho será em vão. Existem alguns trabalhos indicando o origami para crianças hiperativas e com problemas de aprendizado , com bons resultados . O trabalho é lúdico e estimulante , perfeito para as crianças nas primeiras séries do ensino fundamental.

Crianças com TDAH, hiperatividade e dislexia têm uma ajuda muito grande no processo de alfabetização quando, por exemplo, produzem, por meio de dobraduras, as letras do alfabeto, gravando melhor a imagem da letrinha em sua mente, uma vez que ele não simplesmente a copiou no caderno, mas a confeccionou.

3. Desenvolvimento da paciência

Sim , falta muito hoje em dia ! Nossa vida agitada priva as crianças de atividades de menor intensidade , como desenhar e dobrar umas folhinhas de papel …

Mesmo seguindo os passos das dobras, a criança, vez ou outra, vai se confundir e a figura não sairá como esperado. Isso é natural e exigirá persistência e perseverança para começar de novo.

4. Possui efeito calmante

… de acalmar , relaxar a mente . Adultos e idosos praticam a técnica como forma de relaxamento . Afinal quem não gosta de ver um trabalho bem feito no papel ?

5. Ensino da matemática

O origami frequentemente envolve instruções como para cima, para baixo, direita, esquerda, meio, para frente, para trás, além de “forme um triângulo”, “forme um retângulo”, “divida o papel em duas partes”.Com as dobraduras ensinamos muitas figuras geométricas , proporção , números , uma grande aplicação da matemática . As figuras passam a ter movimento , um quadrado se transforma em um triângulo só com uma dobra !

6. Criatividade

Não há estímulo somente pela formação da figura desejada , mas também podem ser utilizadas em um contexto maior , como nas histórias formadas pelos personagens de papel . São infinitas aplicações .💗

7. Valor do trabalho

O ato de fabricar, produzir, criar e confeccionar suas próprias coisas faz com que a criança entenda o objetivo e função do trabalho. No caso, ela se manterá empenhada em uma atividade, começará de novo caso erre alguma instrução e insistirá até obter a dobradura que escolheu fazer. Depois, desfrutará de seu esforço, ou seja, brincará com uma figura que ela própria confeccionou.

8. Satisfação pessoal

Obter um animalzinho, uma florzinha ou um objeto de papel por suas próprias mãos fará com que a criança sinta uma satisfação pessoal muito grande e se sinta capaz de exercer outras atividades mais complexas.Melhora a auto estima de qualquer um.

9. Ativação da memória

Ao seguir as instruções todas as vezes em que for realizar determinada dobradura, a criança acabará por decorar as instruções, o que colocará sua memória à prova.

10. Diminui o uso de eletrônicos

Tem muita coisa divertida além do vídeo game e do tablet! Passar um tempo junto do seu filho também pode ser uma atividade prazerosa e estimulante !Fica a dica!

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s