Muitas pessoas estão correndo para comprar os tradicionais ovos de Páscoa. O ovo é um símbolo antigo que representa a fertilidade e o renascimento da vida , a partir daí os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.

Os ovos de chocolate que nos conhecemos hoje em dia , começaram a ser produzidos com os Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha com chocolate depois de esvaziados de clara e gema e depois eles eram pintados por fora.

A Páscoa é praticamente sinônimo de chocolate.As crianças ficam alucinadas ( e as mulheres também!) . Mas alguns colegas “mais radicais ” afirmam que não está liberado em hipótese alguma para menores de 1 ano e, na verdade deve ser oferecido chocolate às crianças só após os 3 anos de idade.

Radical demais? Pode ser , pois os chocolates têm uma enorme quantidade de açúcar .O chocolate só se torna doce por conta dos fabricantes que adicionam bastante açúcar e gordura , já que o cacau apresenta um forte sabor amargo.

Sabemos, é claro, que vai chegar uma hora em que não há como impedir que a criança experimente .Então, o melhor a fazer é dar preferência ao chocolate meio amargo , pois tem um índice de gordura menor,com pouco açúcar e conta com bastante cacau, que contém substâncias benéficas e antioxidantes. O pior de todos é o chocolate branco, que não tem nem cacau, apenas gordura e açúcar.

Mas não devemos esquece que o chocolate possui diversas propriedades benéficas à saúde, como altas taxas de antioxidantes, vitaminas e minerais importantes, como o zinco, potássio, cobre e magnésio.E lógico … é delicioso.

Qual a quantidade que pode ser dada as crianças?

Para a maioria dos especialistas, comer 30 gramas num dia é aceitável, desde que a criança não esteja acima do peso nem tenha nenhum problema de saúde relacionado. Essa medida corresponde a uma barrinha de chocolate, o que soma cerca de 160 calorias. Porém, se é difícil domar o ponteiro da balança, consulte um nutricionista. Eles podem dizer como e quando incluir a guloseima no plano alimentar do seu filho.

Alergias : existe alergia a chocolate?

A alergia a chocolate, afinal, é verdade ou é um mito? Na verdade, este é um dos mitos mais difundidos em nossa sociedade, devido a uma confusão bem simples. A imensa maioria dos casos onde se fala de alergia a chocolate é na verdade alergia ao leite (ou melhor dizendo às proteínas do leite) ou a produtos adicionados , como amêndoas , castanhas ou nozes. O cacau por si mesmo é algo que raramente pode causar reações alérgicas.

Vejamos algumas substâncias contidas no chocolate que podem desencadear reações alérgicas :

• Leite

• Ovo

• Corantes

• Essências

• Castanhas

• Soja

• Amendoim

• Conservantes

• Cacau

A lista acima mostra que efetivamente há muitos outros alimentos considerados alergênicos que podem causar reações alérgicas após o consumo do chocolate.

Quem não pode comer chocolate?

Por ser um alimento calórico , ele deve ter um consumo moderado em obesos e crianças com sobrepeso , mas em alguns casos , a criança não pode comer . São elas :

▪ Enxaqueca: algumas pessoas podem ter aumento das crises por ingestão de chocolate;

▪ Intolerância a lactose: maioria dos chocolates comuns vai leite (preferir formulações sem lactose;

▪ Diabetes: a maioria dos chocolates tem muito açúcar (preferir formulações sem açúcar);

▪ Alergia: alergias são principalmente causadas pelo corante presente na formulação ou pelo leite;

▪ Colesterol elevado ou crianças com esteatose hepática: chocolate tem bastante gordura.

Ganhou e não pode comer ? Dê ao seu pediatra! 😂👍🏻

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s