Muitas pessoas estão correndo para comprar os tradicionais ovos de Páscoa. O ovo é um símbolo antigo que representa a fertilidade e o renascimento da vida , a partir daí os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.
Os ovos de chocolate que nos conhecemos hoje em dia , começaram a ser produzidos com os Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha com chocolate depois de esvaziados de clara e gema e depois eles eram pintados por fora.
A Páscoa é praticamente sinônimo de chocolate.As crianças ficam alucinadas ( e as mulheres também!) . Mas alguns colegas “mais radicais ” afirmam que não está liberado em hipótese alguma para menores de 1 ano e, na verdade deve ser oferecido chocolate às crianças só após os 3 anos de idade.
Radical demais? Pode ser , pois os chocolates têm uma enorme quantidade de açúcar .O chocolate só se torna doce por conta dos fabricantes que adicionam bastante açúcar e gordura , já que o cacau apresenta um forte sabor amargo.
Sabemos, é claro, que vai chegar uma hora em que não há como impedir que a criança experimente .Então, o melhor a fazer é dar preferência ao chocolate meio amargo , pois tem um índice de gordura menor,com pouco açúcar e conta com bastante cacau, que contém substâncias benéficas e antioxidantes. O pior de todos é o chocolate branco, que não tem nem cacau, apenas gordura e açúcar.
Mas não devemos esquece que o chocolate possui diversas propriedades benéficas à saúde, como altas taxas de antioxidantes, vitaminas e minerais importantes, como o zinco, potássio, cobre e magnésio.E lógico … é delicioso.
Qual a quantidade que pode ser dada as crianças?
Para a maioria dos especialistas, comer 30 gramas num dia é aceitável, desde que a criança não esteja acima do peso nem tenha nenhum problema de saúde relacionado. Essa medida corresponde a uma barrinha de chocolate, o que soma cerca de 160 calorias. Porém, se é difícil domar o ponteiro da balança, consulte um nutricionista. Eles podem dizer como e quando incluir a guloseima no plano alimentar do seu filho.
Alergias : existe alergia a chocolate?
A alergia a chocolate, afinal, é verdade ou é um mito? Na verdade, este é um dos mitos mais difundidos em nossa sociedade, devido a uma confusão bem simples. A imensa maioria dos casos onde se fala de alergia a chocolate é na verdade alergia ao leite (ou melhor dizendo às proteínas do leite) ou a produtos adicionados , como amêndoas , castanhas ou nozes. O cacau por si mesmo é algo que raramente pode causar reações alérgicas.
Vejamos algumas substâncias contidas no chocolate que podem desencadear reações alérgicas :
• Leite
• Ovo
• Corantes
• Essências
• Castanhas
• Soja
• Amendoim
• Conservantes
• Cacau
A lista acima mostra que efetivamente há muitos outros alimentos considerados alergênicos que podem causar reações alérgicas após o consumo do chocolate.
Quem não pode comer chocolate?
Por ser um alimento calórico , ele deve ter um consumo moderado em obesos e crianças com sobrepeso , mas em alguns casos , a criança não pode comer . São elas :
Meu neto é louco por nescau quer tomar várias vezes Por dia é normal ou evitar quanto ele pode tornar por dia
CurtirCurtido por 1 pessoa
Entenda que o achocolatado é uma guloseima , isto é , nutricionalmente não tem nada . O ideal é substituir por frutas batidas , aveia ou mel .
CurtirCurtir