Minha filha passaria o dia olhando as coleções da Júlia ou vendo a rotina da Manoela , mas afinal isso é bom?

Verdadeiro fenômeno da internet , essas meninas vendem de tudo : roupas, brinquedos, coleções …. mas o que elas passam para as meninas? Apenas o consumismo.

O mundo parece fácil e colorido , com seus trejeitos de caras e bocas elas vão vendendo seus produtos e nós vamos expondo nossas filhas.Chega!

Em casa ficou proibido. Não precisa ser TV educativa , mas nos momentos em que ela passa assistindo , eu seleciono filmes de famílias , desenhos com histórias mais adequadas para a idade. Youtube só com controle de pais acionado .

Apesar de o Youtube ter classificação etária de 18 anos, seu público é composto, também, por adolescentes, crianças e bebês. Não é preciso navegar muito pelo site de compartilhamento de vídeos para se deparar com uma enorme quantidade de canais consumidos e até produzidos por crianças.

Entre os cem canais de maior audiência na plataforma, 36 abordam conteúdo direcionado ou consumido por crianças.

O sucesso estrondoso repercutiu na venda da bonequinha mais falada no Brasil : LoL

Elas custam cerca de R$ 100, têm menos de 10 centímetros e foram sucesso absoluto de vendas no Natal. Mas o que são e por que as LOL Surprise Dolls estão enlouquecendo as crianças e seus pais? Lançadas em dezembro de 2016, com propagandas apenas no YouTube , viraram uma febre em todo mundo. Rapidamente se esgotaram nas principais lojas de brinquedos , levando muitos pais a buscarem em outros países , como no Paraguai e Estados Unidos.

” Estou no mercado de brinquedos há 37 anos. Houve um tempo em que você colocava o brinquedo em um comercial de televisão e ele vendia. Esses dias acabaram. Agora, com o YouTube, o resultado é muito maior. ” fiz o iraniano Isaac Larian, CEO da MGA Entertainment, maior empresa mundial de brinquedos, criou a LOL.

Por lei, a peça publicitária de um brinquedo não pode conversar com a criança, não pode ter música infantil, apresentador mirim e tem que ser dirigida aos pais . Mas na internet ainda não regras específicas pela legislação brasileira , sendo o YouTube um espaço livre para qualquer tipo ou meio de venda .

Canais unboxing

Os canais de unboxing são aqueles em que os brinquedos são retirados da embalagem , seja por um apresentador ou não.Segundo dados do Google, a popularidade dos vídeos de “unboxing” cresceu em 57% no ano passado. Em números de vídeos enviados, o aumento foi de 50%. Uma busca no YouTube por “unboxing” resulta em mais de 20 milhões de vídeos — isso apenas com a palavra em inglês. Para ver tudo, seria preciso passar sete anos em frente ao computador.

Os vídeos de “unboxing” são “verdadeiras publicidades clandestinas, que não se apresentam como publicidades, mas são pensados pelas marcas como comunicação mercadológica, decorrentes de uma estratégia pensada e planejada para atingir, especialmente, as crianças.

Se o conteúdo aparece misturado com a publicidade, como no caso desses vídeos, é mais difícil para a criança identificar a mensagem publicitária. Dependendo da idade das crianças será mesmo impossível fazer essa análise, entender que se trata de publicidade.

Até os oito anos, crianças têm dificuldade em identificar as mensagens publicitárias como tal e separar o entretenimento da propaganda. A partir dessa idade, conseguem fazer essa distinção, mas não entendem que a publicidade nem sempre diz a verdade e que seu objetivo é persuadi-las a consumir.

Evite. Acompanhe.Desligue.

Não vamos estimular o consumismo!

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s