Quem já assistiu vídeos com os filhos já se surpreendeu com cenas ou comportamentos inadequados, como palavrões ou estímulo ao bullying. Mas isso agora tem hora para acabar.

Pelo menos essa é uma das propostas do governo , que debate a classificação indicativa para vídeos exibidos em plataformas online, não apenas em cinema, videogame e TV. Isso significa que, caso seja feita a alteração, canais no YouTube terão que indicar a faixa etária “permitida” de espectadores.

São vários youtubers que foram criticados por apresentarem conteúdo inadequado a crianças . Um deles , Felipe Neto , foi criticado por apresentar ao seu público , na grande maioria infantil , conteúdo com palavrões , xingamentos e estimular comportamentos agressivos e de bullying.

Outro exemplo , foi o caso ” Elsagate” : histórias protagonizadas por versões “piratas” de personagens infantis : episódios de animação e outros encenados por atores, entre adultos e crianças, com elementos de violência, insinuações de sexo e outros assuntos inadequados para menores.Personagens como Elsa (de “Frozen”), Homem-Aranha, Mickey Mouse e Coringa integram narrativas de conteúdo adulto disseminadas sem controle ou indicação etária. Em geral, os vídeos aparecem no rol de opções de desenhos infantis ou começam a rodar automaticamente após o fim de outro conteúdo.

Funciona proibir ?

Se o acesso é proibido em casa , seu filho estará protegido? Acho que não . Para isso você teria que bloquear o celular do amigo , o computador do vizinho ou o tablet da mãe da amiga .O bloqueio de sites e até de certas palavras e imagens foi a primeira medida tomada por escolas do mundo todo, numa tentativa de barrar conteúdos inadequados. Mas os alunos logo passaram a se dedicar à tarefa de descobrir como quebrar as barreiras dos softwares de segurança colocados nos computadores das escolas. É uma missão impossível !

As crianças têm facilidade com a tecnologia mas não sabem se proteger na rede , por isso os adultos precisam assumir a educação virtual das crianças e dos adolescentes.

Devemos ensiná-los a utilizar e não proibir . Assim , quando tiverem acesso a algo inapropriado , saberão como proceder.

Não acredito que proibindo a criança a ter Netflix ou acesso a um tablet , assistir vídeos no YouTube realmente funciona. Devemos ensiná-los .Não faria mais sentido incentivar pais e filhos a se informar sobre como explorar a rede, em vez de impor limites impossíveis de serem aplicados? Esta é a minha opinião .

Mas como funciona a classificação ?

Andei olhando como é feita a classificação , porque às vezes assistia alguns filmes com meus filhos com classificação para 10 anos sem nenhuma restrição ou objeção ao seu conteúdo e já muito filme “livre” com algumas coisinhas inapropriadas na história .

Ela é definida por um grupo de especialistas que analisam o conteúdo com base na presença de algumas características :

Livre

Violência: não

Sexo e Nudez: não

Drogas: não

Exemplo : Peppa Pig

Não recomendado para menores de dez anos

Violência: Presença de armas com intuito de violência; medo/tensão; angústia; ossadas e esqueletos com resquícios de ato de violência; atos criminosos sem violência; linguagem depreciativa.

Sexo e Nudez: Conteúdos educativos sobre sexo.

Drogas: Descrições verbais do consumo de drogas lícitas; discussão sobre o tema “tráfico de drogas”; uso medicinal de drogas ilícitas.

Exemplo : Todos os filmes Crônicasde Nárnia

Não recomendado para menores de doze anos

Violência: Ato violento; lesão corporal; descrição de violência; presença de sangue; sofrimento da vítima; morte natural ou acidental com violência; ato violento contra animais; exposição ao perigo; exposição de pessoas em situações constrangedoras ou degradantes; agressão verbal; obscenidade; bullying; exposição de cadáver; assédio sexual; supervalorização da beleza física; supervalorização do consumo.

Sexo e Nudez: Nudez velada; insinuação sexual; carícias sexuais; masturbação não explícita; palavrões; linguagem de conteúdo sexual; simulações de sexo; apelo sexual.

Drogas: Consumo de drogas lícitas; indução ao uso de drogas lícitas; consumo irregular de medicamentos; menção a drogas ilícitas.

Exemplo : Filme Vingadores Guerra Infinita

Não recomendado para menores de catorze anos

Violência: Morte intencional; preconceito.

Sexo e Nudez: Nudez; erotização; vulgaridade; relação sexual; prostituição.

Drogas: Insinuação do consumo de drogas ilícitas; descrições verbais do consumo e tráfico de drogas ilícitas; discussão sobre “descriminalização de drogas ilícitas”.

Exemplo : Série Grey’s Anatomy

Não recomendado para menores de dezesseis anos

Violência: Estupro; exploração sexual; coação sexual; suicídio; tortura; mutilação; violência gratuita/banalização da violência; aborto; pena de morte; eutanásia.

Sexo e Nudez: Relação sexual intensa/de longa duração.

Drogas: Produção ou tráfico de qualquer droga ilícita; consumo de drogas ilícitas; indução ao consumo de drogas ilícitas.

Exemplo : Série La Casa de Papel

Admito que não sabia certinho qual o conteúdo era avaliado pela classificação etária do governo . E muitas vezes já discordei .

E nos Estados Unidos ?

Três diferenças claras entre o método de classificação brasileiro e o americano é que 1) a classificação é feita por uma Agência de Regulação do estado que é vinculada ao Ministério da Justiça, ao invés de associações privadas 2) a mesma agência regula a classificação para filmes, programas de TV, jogos digitais e jogos de RPG e 3) .

Com raras exceções, todas os filmes passam pela classificação da MPAA (Motion Pictures Association of America) uma associação privada onde participa as principais produtoras americanas de cinema, sem nenhum envolvimento do governo.A classificação é da seguinte forma :

Classificação G

General (Geral) – Serve para todos os públicos sem preocupação dos pais. Filmes sem nenhum tipo de violência ou sexualidade. A maioria das animações pertencem a essa categoria, como Toy Story, Carros, Rio e Alvin e os Esquilos.

Classificação PG

Parental Guidance (Orientação dos Responsáveis) – Algum conteúdo pode não ser recomendável para crianças, por isso é necessário a atenção dos pais. Animações que mostram alguma violência, séries de aventura com alguma violência estão nessa categoria, como Zootopia, Mogli (2016) e Divertida Mente.

Classificação PG-13

Parental Guidance-13 (Orientação dos Responsáveis-13) – Pais devem observar melhor o filme pois alguns temas que são impróprios para menores de 13 anos. Porém não ocorre a proibição do cinema. Filmes de ação com violência mas sem muito sangue nem cenas de sexo entram nessa categoria, a maioria dos filmes de heróis também. Basicamente todo o Universo Marvel e da DC no cinema, Star Wars – O Despertar da Força e a saga Piratas do Caribe.

Em ambos os países , a decisão final é do responsável.

Acompanhe . Vigie . Não proíba.

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s