Qual criança não está empolgado em completar o álbum de figurinhas da Copa do Mundo ? Os meus , claro ! Mas são uma exceção , uma raridade . Não por conta da mamãe aqui , que na verdade até insistiu para eles entrarem na brincadeira !

O álbum da Copa do Mundo quando nos demos conta, ele já era o protagonista do dia a dia da criançada .Eu sei que muitos pais resolveram focar no lado bom da coisa : o álbum ajudou crianças a se familiarizarem com números, a aprenderem o nome de países que jamais nem teriam ouvido falar, a visualizar imagens da Rússia e a exercitar a memória na busca pelas figurinhas que faltavam.

Tem muita escola colocando o álbum dentro da sala de aula , pois o material trabalha a linguagem numérica , textual e de imagem . A criança aprende dentro de um contexto real e próximo dela . Até o simples ato de tirar o papel com os dedos e fazer a colagem estimula a coordenação fina das criança pequenas , devido ao movimento em “pinça”.

Coisas boas que vieram junto com essa brincadeira :

1. Paciência: Já vi gente que completou o álbum da copa em um dia , mas para mim a graça é ir completando aos poucos. Completar o álbum todo é um exercício que precisa de paciência.

A paciência faz a criança persistir em uma atividade difícil, ter tranquilidade para alcançar o objetivo, ser perseverante. E esperar pela figurinha número 10 é uma forma lúdica de treinar a paciência nas crianças,não é mesmo?

2.Vida social : Uma das partes legais de juntar figurinhas é poder trocá-las.E que delícia os encontros aos sábados em pontos de troca. Tem gente de todas as idades.Uma experiência incrível de troca de figurinhas e de um bom bate papo.

3.Concentração: Abrir um pacotinho sem rasgar as figurinhas, desgrudar a parte que cola daquele papelzinho com o número da cartinha e até mesmo colá-la no álbum pode ser um grande desafio .As figurinhas são um ótimo exercício para treinar a concentração das crianças .

4. Exercício da matemática : são números de 1 a 600 , e tem muito pai ajudando o filhos fazer uma planilha para as figurinhas que faltam . Contar as figurinhas repetidas , contas de adição e subtração nas trocas . Olha quanta coisa !

5. Vida familiar : todo mundo participa , pais, avós , tios e primos . É um hobby compartilhado e assim fica muito mais divertido . As crianças deixam as telas ( celulares , tablets , tv) por um bom tempo e passam momentos com os pais e irmãos .

Como não estragar a brincadeira

Cuidado com o poder do dinheiro ! Tem muito pai e avô comprando muitos envelopes de uma só vez e assim o álbum se completa em pouco tempo . Isso diminui a graça , pois com o álbum completo , a brincadeira chegou ao fim. Não há a espera , o prazer de trocar uma figurinha rara , perdendo o seu valor .

Atenção ao comportamento negativo das crianças .Assim como aconteceu na febre das cartinhas pokemon, algumas crianças podem ter a figurinhas roubadas por colegas ou perderem injustamente em trocas. Os pais devem estar atentos e educar para que as crianças tenham e assumam responsabilidades . Infelizmente , com a “terceirização ” da educação , tem muito pai e mãe de olho fechado para comportamento errado do filho.

Não estrague a brincadeira e entre no jogo!

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s