Vou compartilhar algumas dicas para prevenir assaduras . Tive duas cobaias ( meus filhos) e juro , nunca tiveram assadura . E olha que tiveram babá, avó e foram para escola cedo … mas o bumbum ficou intacto!

A assadura ocorre por por falta ou excesso de higiene. Sim! Limpar demais também leva a assadura , pois retira-se a proteção da pele com banhos em demasia e muita força na hora da limpeza com lenço ou algodão.

Modo de limpeza

A limpeza adequada é feita com algodão e óleo próprio para bebê , sem perfumes . A cada troca de fralda ( xixi ) use somente este produto. Quando a criança evacuar , lave a região com água e sabonete neutro ( glicerinado ) e seque todas as sobrinhas . Aplique a pomada de assadura logo em seguida.

Não use algodão com água e evite ao máximo lenço umedecido. Os dois modos não realizam uma limpeza adequada e podem deixar resíduos de cocô e urina .

Dar prioridade para limpar o bumbum do bebê com água e sabão exclusivamente (sabão para uso infantil e em muito pouca quantidade), na banheira, chuveiro ou pia. Apenas passando água e o sabão tem menos atrito do que passando algodão com água e isso ajuda a amenizar a irrtação.

Fraldas

Muitas mães referem ” alergia ” a fraldas . Até hoje nunca vi alergia a fralda , mas sim dermatite e assadura por fralda ruim. Quando se troca a fralda é natural que o problema seja resolvido , pois a fralda certamente será de melhor qualidade , com melhor absorção do xixi e coco , deixando o bebê sempre sequinho.

A umidade é o vilão da história : quebra a barreira de proteção e favorece a infecção por fungos . Surgem bolinhas que se espalham rapidamente , inicialmente nas dobras , e toda a região fica avermelhada e o bebê chora , chora por dor ao fazer xixi .

Seque bem a pele do bebê após a limpeza. Uma dica é secar com secador de cabelo, numa potência fraquinha e com o ar frio, para não machucar. Se você limpar super bem o bumbum do pequeno, mas deixá-lo úmido, a assadura não melhora (e pode até piorar). Se o secador não for viável, vá encostando devagar uma fraldinha bem macia em cima, para absorver o excesso de umidade .

Troque as fraldas com frequência e não economize : uma fralda ruim irá te custar uma pomada depois .

Não use

• talco e maisena : na hora da aplicação o bebê inala as partículas e podem levar a quadros respiratórios , espirros e congestão nasal. Use cremes e pomadas.

pomada com corticoide : usar qualquer pomada com medicação a longo prazo pode levar a alterações dermatológicas . Algumas pomadas estimulam o crescimento de pelos , por exemplo.

medicação caseira : podem levar a piora da vermelhidão ou causar alergias .

Faça ou use

• banho de sol : ajuda a cicatrizar e a resolver assaduras . Se o bebê ficar sem fralda por algumas horas ao dia você irá notar a diferença .

pomada de assadura : antesde ir à escola passe uma camada generosa para proteger a pele . De um modo geral há pouca diferença entre elas .

fralda de boa qualidade : não dá para economizar. Use fralda boa e do tamanho adequado – as pequenas dão vazamentos e machucam a pele nas laterais , próximo às fitas adesivas.

banho de assento com chá de camomila : acalma a pele irritada e ajuda muito nas dermatites . Medicação natural sem contra indicação.

Qual melhor pomada?

As pomadas para assaduras são compostas, em geral, por agentes protetores da pele, emolientes e hidratantes e devem possuir fórmulas simples. Como são destinados a bebês, que têm pele bastante sensível, devem ter composição o menos irritante possível e de acordo com a legislação brasileira para cosméticos.

No site da Proteste , há uma avaliação das marcas mais comuns no mercado . Avaliaram as marcas : Granado , Turma da Mônica , Bepantol , Hipoglos , Mustela e Dermodex .

Após a avaliação de cremes para assaduras realizada pela PROTESTE o Bepantol Baby foi eleito o melhor. O produto foi considerado mais fácil de aplicar e muito eficaz na prevenção de assaduras e por ter uma boa ação hidratante.

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s