A baixa procura da vacina contra gripe fez a Secretaria de Saúde do Município de São Paulo prorrogar a campanha . Na faixa etária de 6 meses a 5 anos a população vacinada não chegou a 40% .

Os menores índices de cobertura ocorreram entre gestantes (36,8%), crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (37,6%) e pessoas com doenças crônicas ou comorbidades (46,1%). O público-alvo soma 3,3 milhões de pessoas e até a última sexta-feira tinham sido aplicadas 1,8 milhão de doses da vacina. Os idosos com mais de 60 anos são o grupo com melhor cobertura, com 980,5 mil imunizações, 72,5% do total.

A baixa procura se repete em vários municípios do país , o que têm provocado muita preocupação dos especialistas : a população suscetível a quadros mais graves não está protegida e podem levar a muitos casos graves e até a óbitos .

Por que os pais não estão vacinando?

Nesta época do ano , muitas crianças ficam doentes , por gripe ou resfriados , além das amigdalites e otites , o que leva a muitos pais a adiarem a vacina .

Recebo muitas mães que não deram a vacina porque o filho está com tosse e ficam com medo da reação da vacina .

A vacina é feita de vírus inativado , por isso não há nenhum meio de tomar a vacina e ter gripe .Eles estão “mortos” e fragmentados – mas o nosso corpo consegue usar essas partes para produzir anticorpos.

Contudo, às vezes a pessoa toma a injeção e, dias depois, apresenta sintomas da gripe.Por quê? Ora, a dose leva de dez a 15 dias para surtir efeito – e é possível que a pessoa tenha contraído o vírus no ambiente nesse meio tempo.

Além disso, a média de eficácia da vacina é de 70%. Isso significa que, em certos indivíduos, o organismo não irá produzir anticorpos ao ponto de proteger contra a gripe mesmo após receber a picada. Aí, é possível que esses sujeitos peguem a doença depois de irem ao posto de saúde – mas não foi a vacina em si que causou os sintomas, entendeu?

Então atenção : se o seu filho não está com febre , leve-o para tomar a vacina e proteja contra as formas graves da gripe , que pode até matar.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s