A maioria das mordeduras de cão ocorre em crianças menores de 5 anos, pois elas ainda são desajeitadas e não têm noção do perigo. Até o cão mais fofinho pode morder , pois às vezes ele só está se defendendo.

As mordidas de cães são lesões comuns e potencialmente graves em crianças. Isso geralmente acontece pois elas não conseguem interpretar os sinais de irritação dos pets e quais brincadeiras podem não ser aceitas por eles.

Devido à baixa estatura e a dificuldade em se defender , grande parte das lesões em crianças ocorrem na cabeça e depois em mãos ,braços e pernas. Cerca de 40% dos casos necessita de atendimento médico devido à gravidade.

O que fazer em caso de mordida?

O tratamento vai depender da gravidade da ferida e do animal responsável pelo acidente. A primeira coisa a fazer, em qualquer caso, é lavar bem a área e tentar estancar o sangue, fazendo pressão sobre o ferimento com um pano limpo ou com gaze.Se, com alguns minutos de pressão, o sangramento não parar, leve a criança ao pronto-socorro. Também será necessário levá-la ao hospital se a ferida for no rosto ou no pescoço, ou se parecer profunda, em qualquer parte do corpo, porque pode exigir pontos.

– em caso de animal conhecido : a grande maioria dos casos ocorre com o próprio animal da pessoa . Se estiver com a vacinação em dia , está tudo ok. A criança só deverá ser vacinada contra o tétano.

Em caso de vacinação atrasada ou desconhecida : observar o cachorro por 10 dias . Se o cão estiver saudável pelo período , a criança também só necessitará da prevenção para tétano.

– em caso de animal desconhecido : sem vacinação ou de rua . A criança deverá receber o tratamento para prevenção da raiva e tétano.

Qual risco de uma mordida?

O vírus da raiva em humanos está praticamente erradicado no Brasil. Na cidade de São Paulo, o último caso provocado por cão aconteceu em 1981.A raiva é uma doença grave e pode levar à morte em quase 100% dos casos.

Segundo a infectologista Rosana Richtmann, os dentes do cachorro são mais afiados e podem, além de raiva, transmitir tétano e outras bactérias. Se os cortes forem pequenos, não se devem fazer pontos, para evitar complicações.

O local da mordida pode infeccionar , devido à grande quantidade de bactérias presentes na boca do cão .

Por isso , deve ser feita a prevenção com o uso de antibióticos . E em caso de mordidas profundas e extensas , deve ser evitado ao máximo a sutura , devido a lesão ter bordas irregulares e quando manipulada , o risco de infecção aumenta.

Como minha família e eu podemos evitar sermos mordidos?

Seja cauteloso ao redor de cães estranhos e trate seu animal de estimação com respeito. Porque as crianças são as vítimas mais comuns das mordeduras de cães, pais e responsáveis devem:

• Nunca deixe um bebê ou criança pequena sozinha com um cachorro.

• Ensinar as crianças a não abordarem cães estranhos ou provocar cães, evitando chegar perto de cercas.

• Ensinar as crianças a pedir permissão ao proprietário do cão antes de acariciar o cachorro.

• Não correr perto de um cão. Os cães, naturalmente, adoram perseguir e pegar as coisas. Não lhes dê uma razão para ficar estimulado e/ou agressivo.

• Nunca perturbar um cão que está cuidando dos filhotes, dormindo ou comendo.

• Nunca chegar perto de um muro ou cerca que tenha um cão, pois ele pode querer proteger seu território e interpretar sua ação como uma ameaça.

• Ficar parado, se um cão se aproximar para cheirar você. Na maioria dos casos, o cachorro vai embora quando determina que não existe uma ameaça. Se você se sentir ameaçado por um cão, mantenha a calma. Não grite ou corra. Tente permanecer imóvel até que o cão saia, ou se afaste lentamente, até que o cão esteja fora de vista. Nunca se vire de costas para o cão e corra.