Os exames feitos logo após o nascimento do bebê ajudam a detectar precocemente doenças que não costumam apresentar sintomas imediatos, mas comprometem a saúde já nos primeiros meses de vida. Na rotina das maternidades, o recém-nascido passa por exames obrigatórios .

Muito além do teste do pezinho , eles fazem diagnóstico precoce de uma grande parte das doenças e são gratuitos .Veja alguns detalhes sobre os exames e o que eles indicam.

1. Teste da orelhinha

O que diagnostica: surdez

Quando deve ser feito: ainda na maternidade

Como é feito: o pediatra coloca um aparelho similar a um fone de ouvido na criança ligado a um equipamento que produz estímulos inaudíveis que identificam traços de surdez.

Por favor , o teste da orelhinha não é um teste de sangue realizado na orelha ! Já ouvi muita orientação errada ser dada por vários profissionais de saúde .

2. Teste do olhinho

O que diagnostica: catarata congênita , glaucoma e retinoblastoma . Não serve para ver se o bebê enxerga.

Quando deve ser feito: na primeira semana de vida.

Como é feito: um feixe de luz é direcionado nos olhos da criança. Se eles forem saudáveis, emitirão uma cor avermelhada e contínua

Disponibilidade: obrigatório e oferecido pela rede pública.

3. Teste do pezinho:

O que diagnostica: fenilcetonuria (deficiência no metabolismo de determinada proteína que pode levar ao retardo mental), hipotireoidismo congênito (deficiência na produção de hormônios da tireoide que pode afetar o desenvolvimento da criança ou levar ao retardo mental), fibrose cística(doença hereditária que pode gerar acúmulo de muco nos pulmões e no pâncreas, podendo levar à morte), hemoglobinopatias (doenças de sangue, como a anemia falciforme).

Existe o teste na forma ampliada , que faz o diagnóstico de mais de 30 doenças , como a toxoplasmose , só disponível nos hospitais particulares.

Quando deve ser feito: 48 horas após o nascimento

Como é feito: por meio da coleta de sangue do calcanhar .

Disponibilidade: obrigatório e realizado gratuitamente pela rede pública de saúde.

Apesar de ser tão antigo e tão importante , é comum muitos pais não irem buscar o resultado nas Unidades Básicas de Saúde .

4. Teste do coraçãozinho

O que diagnostica: doenças cardíacas , como defeitos nas válvulas do coração e malformações .

Quando deve ser feito: ainda na maternidade

Como é feito: um aparelho chamado oxímetro é colocado nos dois braços do bebê para avaliar a oxigenação do sangue. Se o equipamento apontar diferença entre um e outro, a criança pode ter algum problema cardíaco e, assim, outros exames são solicitados

Disponibilidade: não é obrigatório, mas deve ser solicitado. Algumas redes públicas realizam o exame gratuitamente.

5. Teste da linguinha

O que diagnostica : frênulo curto ( língua presa)

Quando deve ser feito : na maternidade

Como é feito : por uma fonoaudióloga através da avaliação da língua .

Disponibilidade : obrigatório e realizado em todas as maternidades.