Esta semana fui surpreendida em uma tarefa escolar do meu filho : ” mãe , que gosto é o umami ?” . Na hora respondi que ele havia lido errado , mas na apostila constava : ” … e a língua é capaz de provocar a sensação dados 5 sabores : doce , Salgado , azedo , amargo e umami”…

Meu Deus ! Que que isso? Como assim , uma médica não sabe isso? Corri para o Dr Google atrás de respostas e acabei lendo , lendo e tive muita dificuldade em entender , pois existe pouco material sobre o assunto .

O que é o umami afinal?

Doce, amargo, azedo e salgado. Os quatro gostos básicos são fáceis de serem reconhecidos na hora de comer. Isso acontece porque a boca está acostumada às sensações que eles provocam, como o azedinho que repuxa atrás da orelha e o doce que agrada. Mas o que pouca gente sabe (embora sinta) é que existe um quinto sabor, chamado de umami, descoberto há pouco mais de um século por um pesquisador japonês chamado Kikunae Ikeda.

Sabe quando comemos um sushi e não sabemos dizer muito bem se ele é doce ou salgado? Ou quando provamos um queijo e gostamos, mas não conseguimos definir qual é o gosto dele, porque é meio docinho, mas tem um amarguinho e um salgado ali no fundo?

Essa pequena confusão ocorre porque alguns alimentos não são doces, salgados, azedos ou amargos: são umami. A palavra japonesa significa literalmente “gosto delicioso” e define o quinto gosto do nosso paladar.

Quais alimentos têm gosto umami?

O gosto umami está presente em alimentos das mais diversas naturezas. Peixes são umami, assim como os frutos do mar e as carnes. Os cogumelos também entram nesse grupo, ao lado de tomates, queijos e soja.Muitos legumes e verduras: couve-flor, brócolis, berinjela, repolho, espinafre, alcachofra.

O leite materno tem sabor umami. Este sabor é um dos preferidos das crianças .

E o que isso muda na minha vida ?

Esse foi o pensamento do meu marido quando eu , super empolgada , explicava o que havia lido … mas na verdade isso pode mudar muito !

benefícios para saúde : Alimentos com gosto umami aumentam a salivação, que proporciona proteção antimicrobiana na mucosa bucal contra infecções, auxilia no processo de mastigação e, por consequência, na digestão dos alimentos.

ajuda a criançada a comer alimentos saudáveis : Sabe aquele alimento que o seu filho não come , de jeito nenhum? Pois se você servir aquele alimento rejeitado acompanhado de um alimento umami , isso pode facilitar a aceitação , proporcionado uma sensação agradável e saborosa . Não é à toa que este quinto sabor é definido como “delicioso”!

O gosto umami é visto e discutido como uma solução para fazer comidas saudáveis mais palatáveis. Os estudos para melhorar a alimentação de crianças em tratamento contra o câncer caminham nesta direção .

O umami realça o sabor dos alimentos e estimula a produção de saliva, aumentando a interação do alimento com as papilas gustativas e trazendo uma elevada sensação de prazer ao comer.

emagrece : sim! Existem vários estudos neste sentido , pois os alimentos umami associados a uma dieta proteica aumentam a sensação de saciedade.

Alimentos com sabor umami

Os alimentos que têm sabor umami são aqueles ricos em aminoácidos e nuclotídeos, especialmente os que têm as substâncias glutamato, inosinato e guanilato, como:

• Alimentos ricos em proteína: carne, frango, ovos e frutos do mar;

• Vegetais: cenoura, ervilha, milho, tomate maduro, batata, cebola, nozes, aspargo, repolho, espinafre, shitake , shimeji;

• Queijos fortes, como parmesão, cheddar e emental.

Fica dica !

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s