É frequente uma mãe associar o quadro de “ácido úrico no sangue” quando a criança começa com uma descamação de mãos e pés . Na verdade , a grande maioria nem sabe o que isso significa e muito menos como tratar .

O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina. As purinas são transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.

Os níveis de ácido úrico no sangue podem subir porque sua produção aumentou muito ou a pessoa está eliminando pouco pela urina.

Como consequência, formam-se pequenos cristais de urato de sódio semelhantes a agulhinhas, que se depositam em vários locais do corpo, de preferência nas articulações.

Sintomas

O depósito dos cristais nas articulações, provoca surtos dolorosos de artrite aguda, dor nas juntas , especialmente nos joelhos, tornozelos, calcanhares, dedos do pé. A parte do corpo mais afetada costuma ser o dedão do pé.

Nos rins, é responsável pela formação de cálculos renais . No exame de urina I é comum a presença de cristais de urato .

Não há alterações de pele , como a descamação , entre os sintomas . Na verdade , esse é mais um mito popular.

Diagnóstico

Feito pela dosagem no sangue .Pessoas do sexo masculino com índice maior do que 7,0 mg/dl e do sexo feminino acima de 6,0 mg/dl já devem tomar certas precauções para que a taxa da substância no organismo não aumente.

As principais medidas são: evitar alimentos ricos em purina, como bacon e outras carnes de porco, peixes e frutos do mar, vísceras (coração de galinha, rim, fígado, miolo etc.), embutidos, ovas de peixe e bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja. O paciente também precisa beber de um e meio a dois litros de água por dia e, se estiver com sobrepeso, emagrecer.

O ácido úrico elevado pode levar a gota . Doença que acomete mais homens , é caracterizada por surtos de dores nas juntas.

Criança tem ácido úrico ?

Crianças e adolescentes com aumento de peso podem evoluir com aumento de ácido úrico e isso pode ter consequências sérias. Está relacionado ao aumento da pressão arterial e aumento do riscos de doenças cardiovasculares e da incidência de cálculo renal .

Fique atento e procure um reumatologista ou cardiologista Infantil para acompanhamento clínico .