No outono e inverno a incidência de chuvas diminui e reduz a umidade do ar que respiramos . Crianças já começam a sentir os primeiros sintomas quando ela está abaixo de 50% : tosse , pele seca e a garganta dói e os olhos coçam. O que fazer?

Com o clima sem chuvas , há mais partículas inaláveis em suspensão no ar , e ao entrar na nossa via aérea , provocam tosse e espirros , na tentativa de eliminá-la. Não adianta oferecer a criança um xarope para cortar a tosse . Associar medidas ambientais para elevar a umidade do ar e reduzir as partículas no ar são mais eficazes.

Como umidificar?

A maneira mais simples é comprar um umidificador . São vários modelos disponíveis no mercado , mas os pais devem ter atenção quanto a limpeza e nunca utilizar produtos associados a água . Óleo de eucalipto , cânfora ou hortelã são prejudiciais e podem provocar mais crises de tosse , principalmente nas crianças alérgicas.

O vaporizador eleva a umidade do ar , mas devido ao aumento da temperatura ambiente , funcionando como uma sauna , não é adequado para residência ou quarto.

Para evitar a proliferação de fungos no umidificador , faça a limpeza a cada 7 dias com uma colher de sopa de água sanitária diluída em 1 litro de água . Retire toda a água , lave as peças com detergente neutro e deixe a solução por cerca de 15 minutos e enxágue .

Bacia de água ou toalha?

Ambos funcionam bem , mas para o quarto de crianças pequenas , o mais indicado seria a toalha . Bacia ou balde são perigosos e podem oferecer riscos de acidentes , como quedas ou afogamentos .

A toalha apresenta uma maior área de evaporação da água do que a bacia , sendo também o melhor tecido para ser usado , ao invés do lençol ou panos de prato. Pode ser deixada próximo a cabeceira ou a janela .

Hidratação é fundamental

Use e abuse de soro fisiológico no nariz e olhos . A inalação com soro fisiológico ajuda a criança a dormir , mas não substitui o umidificador.

O uso do soro no nariz reduz a chance de sangramento nasal , muito comum nesta época do ano . Quando ocorrer o sangramento , faça compressão do nariz por cerca de 5 minutos e limpe externamente e não o use soro imediatamente após, pois o nariz voltará a sangrar. Use para prevenção , não para o tratamento.

Evite banho quente e prolongado , pois resseca a pele . E use muito hidratante , pois a pele ressecada é mais sensível para infecções por fungos e bactérias , levando a dermatites e micoses.

Evite

Para diminuir as partículas dispersas no ar e que podem levar a quadros de tosse :

• não tenha bichos de pelúcia no quarto;

• não tenha carpetes e cortinas , pois acumulam pó e ácaros ;

• troque cobertores por edredons ;

• deixe as janelas abertas durante o dia para manter o ambiente ventilado ;

• capas protetoras de colchão e travesseiros ;

• trocar vassoura por aspirador de pó.

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s