Para deixar os filhos aquecidos, muitos pais e mães vestem a criança com casacos pesados, colocam toucas e luvas para se proteger. Mas, será que precisa de tudo isso?

Em parte, sim. Crianças, assim como idosos, são mais vulneráveis às infecções respiratórias e por isso é preciso ter muito cuidado para vesti-las com o número adequado de roupas para o inverno.

Mas devemos evitar o excesso de blusas e casacos , pois uma criança que transpira e tira o agasalho , toma uma grande choque térmico , o que faz muito mal à saúde.

Criança não sente mais frio do que adulto! Isso é mito.

Como proteger a criança no banho

E o que fazer em relação ao banho, durante o inverno?Para diminuir a sensação de frio, o próprio vapor do chuveiro pode ser um aliado. Deixá-lo ligado para a água esquentar e o vapor aquecer o banheiro enquanto se tira a roupa da criança é uma alternativa, inclusive, para evitar o choque térmico entre a água e a pele do bebê.

Um bom horário para dar o banho é entre às 15h e 16h. Caso a criança esteja na escola neste horário, dê o banho assim que chegar em casa. Quanto mais tarde for o banho, maior será a sensação de frio. Pode ser usado um aquecedor no banheiro ou quarto para evitar o choque de temperatura na saída do chuveiro.

O banho com água quente e prolongado resseca a pele . Não esqueça de passar bastante hidratante para evitar dermatites ( irritações na pele ) .

Como proteger na rua

Bebês possuem pouco cabelo e a área da cabeça é maior do que nas crianças maiores , portanto é fundamental o uso de gorros no meses com baixas temperaturas . Use e abuse de luvas , polainas e coletes , aquecem sem acrescentar muito volume .

Para os pais de primeira viagem , um bom termômetro são as mãos das crianças : mão quente – está bem agasalhada / mais fria – falta agasalho.

Cuidado com os agasalhos na hora de colocar o cinto de segurança : ele deve permanecer próximo ao corpo da criança , sem folgas . Se ficar desconfortável , deixe o agasalho por cima , como uma coberta .

Como proteger das doenças

• Lugares fechados e com muita gente aumentam a chance de contrair doenças respiratórias . Cuidado com os bebês abaixo de 2 meses , pois ainda não foram vacinados e não possuem a imunidade adequada.

A sala de espera do Pronto Socorro é o local mais contaminado nos meses frios , pois todo mundo com doenças respiratórias , incluindo o H1N1 e pneumonias , irá procurar atendimento . Evite ao máximo levar seu filho , principalmente nos horários de maior movimento ( das 18:00 às 22:00hs ).

• Ofereça muito água para hidratar e ajudar na eliminação de secreções , nas gripes e resfriados . Realize a limpeza das narinas dos pequenos com mais frequência, usando soro fisiológico, que evita que a secreção fique parada.

• Para bebês , utilize tapete de E.V.A. para reduzir o frio e permitir que engatinhem e brinquem a vontade. A limpeza deste tipo de material é fácil e não acumula poeira ou pelos de animais .

• Deixe as janelas abertas durante o dia para permitir a ventilação e eliminar vírus e bactérias do ambiente.

Na hora de dormir

Não use cobertores e mantas dentro do berço, pois aumentam a chance do bebê se enforcar ou sufocar. Coloque um pijama mais quentinho e se precisar , use um edredom , fino , preso sobre o colchão.

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s