Este inverno tem castigado muitas crianças devido a baixa umidade do ar . É um tosse sem fim , coceira no nariz e nos olhos , e que nenhum médico consegue resolver .

O maior problema da baixa umidade do ar é o ressecamento ,principalmente da pele e das mucosas. Narinas e olhos ressecados, cansaço e dor de cabeça são sintomas que podem aparecer quando faltam água e sais minerais no organismo. Com o tempo seco cresce a prevalência de doenças como rinite e conjuntivite alérgicas, pois os agentes causadores das alergias – como poeira, poluição e pelos de animais – ficam mais tempo suspensos no ar.

Pessoas com problemas respiratórios são as principais afetadas pelo tempo seco. Na respiração, o organismo precisa de água para umedecer o ar que entra no organismo. Sem a umidade, o muco, que ajuda a proteger o organismo de infecções, fica muito espesso e não consegue limpar as vias aéreas adequadamente.

Com o tempo seco, não são apenas a poeira e a poluição que ficam suspensas no ar — vírus e bactérias também. Gripes, resfriados e faringite, uma inflamação na faringe, são mais incidentes quando a umidade do ar está baixa.

Outro agravante é a amplitude térmica . Estamos com dias quentes e secos , mas as noites estão mais frias. As crianças precisam usar um guarda roupa inteiro para acompanhar estas mudanças de temperatura ao longo do dia . Quem nunca saiu de casa com calor e voltou passando frio?

Doenças mais comuns

tosse : Pronto socorro cheio de crianças com tosse . A tosse ocorre pelo ressecamento das vias aéreas , tornando o muco mais espesso e também pelo maior números de partículas dispersas no ar . Quadros de asma , faringite e rinite são muito comuns nesta época do ano.

sinusite :E a sinusite ? Como o ar não circula adequadamente, vírus e bactérias se reproduzem com facilidade e favorecem a sinusite, que se caracteriza como uma inflamação nos seios da face. Seus sintomas são dor de cabeça, coriza e incômodo na região abaixo dos olhos. Colocar um balde de água ou uma toalha molhada no quarto pode ajudar a elevar a umidade do ar e diminuir o risco de a sinusite se manifestar.

conjuntivite :No tempo seco, há mais probabilidade de agentes alérgenos entrarem em contato com os olhos e causarem conjuntivite alérgica. Coceira, dor, vermelhidão e aumento de secreção lacrimal são alguns sintomas da doença. Para evitar o problema, a recomendação é pingar colírios que imitem lágrimas. Antes de escolher uma marca, é importante consultar o médico, pois alguns colírios possuem corticoide, medicamento que pode danificar os olhos se usado indevidamente.

dermatites : Coceira e vermelhidão na pele podem ser sinais de dermatite, uma inflamação ocasionada por substâncias irritantes. Além disso, a pele ressecada perde a sua camada de gordura, uma barreira contra agressores externos , favorecendo infecções bacterianas e fúngicas , como a micose.

Como resolver ?

Se São Pedro não ajudar , vamos aumentar a umidade do ar em casa através do uso de bacias , toalhas ou umidificadores. Evite o uso de ar condicionado e banho quente prolongado.

• Beber muita água e hidratar a pele . Inalação com soro fisiológico ajuda nas crises de tosse , mas não serve como tratamento preventivo.

• Lavagem nasal 2 vezes ao dia evita crises alérgicas e previne os sangramentos nasais.

• Deixe a casa arejada , e evite tapetes e cortinas , pois acumulam muito pó e germes.

Fica a dica .