Para quem não me conhece , devo confessar a minha paixão por games , desde os jogos de celular até os de vídeo game . Antes do meu filho nascer eu comprei um e que agora acabei “perdendo” para os dois .

Lógico que a minha paixão contagiou o meu filho e se talvez não tivesse um em casa , ele talvez não se interessaria ( será?). Mas vejo tantas matérias sobre os males causados pelos vícios em jogos eletrônicos que decidi escrever sobre os dois lados da moeda .

Em tempos de smartphones e tablets fica cada vez mais difícil uma criança ter acesso aos jogos eletrônicos e se há 30 anos atrás a preocupação dos meus pais era “será que o videogame estraga a minha televisão ?” , hoje em dia a questão é mais complexa : será que faz mal jogar ?

Desvantagens

Redução da vida social

Qualquer gamer sabe que , para jogar é bem mais divertido sozinho em casa , mas na companhia dos outros players , no modo multiplayer. Para os ” analfabetos” em games , nesta modalidade você interage com outros jogadores no mundo virtual , mas a sua vida social fica comprometida .

Deixar de ir a eventos sociais , aniversários e festas , bem como o tempo que deixamos de compartilhar em família pode fazer falta no futuro sim.

Obesidade

Sei que muitos irão falar que existem jogos mais interativos , como o Just Dance , mas a enfrentamos uma epidemia de obesidade e é claro que o vídeo game colabora . Passamos a grande parte do tempo sentados , só mexendo os dedinhos e depois de algumas horas é inevitável uma dorzinha no pescoço ou nas pernas .

Dor de cabeça

Quem assiste muita tv ou vídeos no YouTube passa por isso também . A posição , o olho fico na tela e o excesso de estímulo provocam dor de cabeça e até problemas de visão .

Vantagens

Melhora da memória e raciocínio

Ah , sem dúvida rede é o argumento mais poderoso de um gamer e claro , cientificamente comprovado . A memória de curto prazo , a criatividade e o raciocínio lógico são melhores em quem joga . Ponto para nós !

Um estudo publicado na revista Nature , mostrou que o uso de jogos aumenta a capacidade seletiva visual , tornando os jogadores mais rápidos nas tomadas decisão .

Maior renda

Pensando nas habilidades dos proplayers , jogadores de vídeo game profissionais , algumas faculdades americanas oferecem até bolsas de estudo . E devemos lembrar que as profissões promissoras do futuro estão ligadas à desenvolvimento de jogos e programas para a área.

Algumas empresas utilizam vídeo games e jogos de tabuleiro em processos seletivos para checarem a atenção e a personalidade do candidato.

Diversão , diversão , diversão

Claro que essa é uma vantagem . Para você que não joga , com certeza irá se deliciar se passar a jogar alguma coisa , no seu celular mesmo ! Todos nós precisamos de um passatempo como forma de terapia para os aborrecimentos do dia a dia . Se puder fazer isso em família , melhor ainda !

Ficas dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s