Piolho ou pediculose ataca qualquer cabeça , mas nas crianças ocorre com muito mais frequência . Estima-se que 40% das crianças tenham piolhos . Eles atrapalham a concentração e as noites de sono , deixando as crianças ( e as mães ) irritadas com tanta coceira.

As lêndeas visualizadas na parte mais distante da cabeça , ao longo dos fios , são apenas a “casquinha” do ovo , pois elas sempre são fixadas perto da pele .Elas são ovais, branco-leitosas, sendo possível desloca-las ao longo dos fios, o que permite distingui-las facilmente da caspa, que se encontra solta entre os fios de cabelos.

No couro cabeludo o parasita prefere as regiões da nuca e atrás da orelha provocando coceira intensa , podendo surgir até feridas . Se infeccionadas , evoluem como impetigo ou furunculose.

Tratamentos

1. Pente fino: sabe aquele pente fino tradicional? Pois é , agora existe um elétrico que promete ser mais rápido e mais eficaz.

O pente ainda é o melhor tratamento preventivo. Deve ser usado diariamente. Quando associado com a solução de água com vinagre , a eficácia é de quase 100%.

2. Xampu:A aplicação de xampus deve ser feita com o cabelo seco , e ser retirado na pia , para evitar o contato do produto com o corpo ( pode causar alergias e irritações) . Deve ser realizada uma boa aplicação , em abundância em todo cabelo , principalmente no couro cabeludo.

• Deltametrina é uma substância sintética obtida do ácido crisantêmico, extraído da flor do crisântemo (Chrysanthemum cinerariaefolium). A deltametrina apresenta elevado coeficiente de segurança e baixa toxicidade.Deixar agir durante 5 minutos, depois lavar e enxaguar. Usar durante 4 dias consecutivos.

• Permetrina é uma substância sintética que provoca paralisia e morte do parasita.Aplicar o xampu nos cabelos e couro cabeludo secos deixando em contato com estas áreas por dez minutos, depois lavar, enxaguar bem e secar com uma toalha limpa. Uma dose única é recomendada, podendo em caso de persistência dos piolhos ser repetida outra aplicação após sete dias.O efeito dura por 14 dias.

3. Comprimido : o tratamento via oral, em comprimidos, cuja dose varia de acordo com o peso da pessoa acometida, mas ela é proibida para crianças abaixo 15 kg. A ivermectina é um remédio para verminoses com boa eficácia para pediculose.

4.Presilhas com repelente : não tratam , apenas servem como prevenção . A presilha tem um compartimento aonde é colocado o repelente natural , protegendo a criança por um dia. Vendido somente nos Estados Unidos .

Interessante não é mesmo?

Mitos

Piolhos não voam. Na classificação zoológica, os piolhos são insetos ápteros (sem asas). Podem passar de uma pessoa para outra de várias maneiras, mas voando, não. Também não passam ‘pulando’, como pulga.

• principal forma de transmissão dos piolhos de uma pessoa para outra, seja realmente o contato cabeça/cabeça e outras formas indiretas como compartilhar pentes, escovas, bonés, travesseiros, etc.

• só tem piolho que não lava a cabeça :lavar a cabeça diariamente com xampus comuns não elimina o piolho. Eles são bastante resistentes à água quente do banho. Cabelo limpo e cheiroso pode sim, ter muitos piolhos.

• cabelo liso não pega : curto ,comprimido , crespo ou tingido todos pegam . Não existe sangue ” doce” ou cabelo mais piolhento.

• para prevenir lave a cabeça e evite deixar ou prender os fios úmidos . Na escola use os cabelos presos e pente fino todos os dias !

• secador e chapinha podem ajudar no combate aos parasitas .

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s