Sou uma cocólatra , que me conhece sabe bem disso , pois não vivo sem o meu refrigerante geladinho. Mas estou ficando cansada de ver tanta mentira , e ouvir também , por aí .

Os refrigerantes estão entre os 5 alimentos mais consumidos no Brasil e acredite , mais consumido que a carne vermelha.Só de refrigerante, segundo a mais recente Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, de 2009, são cerca de 94 ml por pessoa todos os dias.

Veja bem , não vou defender o consumo desenfreado e muito menos para crianças , mas vamos esclarecer alguns fatos , e o principal , não ganho nada da Coca -Cola ok? 🤨

Desentope pia?

Não.Até hoje nunca ficou comprovado se refrigerante à base de cola desentope pias ou privadas. As pessoas pensam assim em razão da presença de ácido fosfórico em sua constituição.

A confusão surge porque essa substância também é usado pela indústria com outras finalidades : na preparação de fertilizantes, em produtos antiferrugem e em materiais de limpeza . No entanto, as concentrações e proporções em que as soluções de ácido fosfórico são totalmente diferentes.

A concentração de ácido fosfórico não chega a 0,0006% em 1 litro de refrigerante.

O fosfato inclusive está presente em reações químicas no nosso organismo.

Tem muito açúcar

Sim.Realmente tem muito açúcar , mas menos do que um copo de néctar de fruta. Ou seja , se você substituir o refrigerante por néctar de frutas e quiser reduzir o peso do seu filho , garanto que não foi uma boa troca.

A questão principal é que o refrigerante não tem nenhum valor nutricional , pois não passa de água com açúcar e uma porção de acidulantes , xaropes e até adoçantes .

Produtos industrializados, como doces, macarrão, pães e arroz e os refrigerantes têm o que se chama de caloria ruim, pois elevam rapidamente o índice de açúcar do sangue e obrigam maior atividade do pâncreas .Usar o pâncreas a toda hora desta forma não faz bem. Temos um estoque de produção de insulina para o decorrer da vida e, quando o pâncreas entra em fadiga, podemos evoluir com o diabetes .

Estraga os dentes

Sim! O açúcar e a acidez do refrigerante facilita a penetração no dente da pigmentação escura dos refrigerantes com cola e a proliferação de cáries .

Diminui a absorção de nutrientes

Sim. Reduz a absorção de cálcio . Mas não elimina outros nutrientes .

Aumenta a pressão

Sim. Se o consumo diário for de 1 litro ou mais , há aumento da frequência cardíaca e até da pressão arterial.

Dá câncer?

Não. A segurança do corante caramelo foi revisada e confirmada pelas agências de segurança de alimentos no mundo todo, entre elas a ANVISA, a FDA, o Comitê Conjunto FAO/OMS de Peritos em Aditivos Alimentares (JECFA) e a Autoridade Europeia em Segurança de Alimentos (EFSA).

Assim como o corante ,muitos estudos têm sido realizados com o aspartame confirmando a sua segurança. Ele é um dos ingredientes alimentares mais bem pesquisados e estudados em uso hoje. Os resultados destes estudos têm demonstrado que o aspartame não causa câncer.

Recentemente um estudo da Universidade de Connecticut verificou que o uso de refrigerante diet reduz em até 46% a incidência de câncer de colo ( intestino). As pessoas que ingerem com frequência têm uma menor chance devido a troca da bebida açucarada por adoçada. Não é o refrigerante diet que faz bem , mas o excesso de açúcar que faz mal.Fique atento !

PH ácido do refrigerante faz mal à saúde

Não.O refrigerante não é prejudicial ao organismo por ter pH ácido. A acidez de alimentos ou bebidas não é considerada fator de risco à saúde. Os refrigerantes, com pH em torno de 2,5, são bebidas seguras e podem fazer parte de uma dieta saudável. A maioria dos alimentos e bebidas é ligeiramente ácida e os alcalinos, em geral, apresentam sabor desagradável.

Portanto , aquela “fake News” de que para cada copo de refrigerante você deve beber 30 de água é mais uma lenda da internet.

Refrigerante faz mal ? Em excesso , com certeza . Pode dar para criança ? Sim , o consumo eventual não é contra indicado. Mata ? Com certeza não . Álcool e cigarro matam mais pessoas .

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

4 comentários

  1. Se Coca Cola não faz mal a saúde, porque ele é extremamente proibido para quem tem problemasido renais ????? Mais tem este problema , e só acabam descobrindo tarde de mais . Portanto não deve ser consumido , devido ao excesso de FÓSFORO que contém . Nas rodovias quando tem algum acidente , eles jogam Coca Cola para lavar o sangue das estradas , se corrói o sangue , fico imaginando como deve agir em nosso organismo . Se podemos tingir roupas com Refrigerantes , e mesmo lavando não sai , como fica nosso estômago, aparelho digestivo , e nossos rins ???? São respostas que ninguém fornecem .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s