As vacinas aplicadas nas crianças com frequência trazem alguns efeitos colaterais , sendo os mais comuns a febre e dor no local da aplicação.

Para evitar os efeitos colaterais , os pais lançam mão do uso de antitérmicos ANTES da aplicação da vacina . Entretanto , a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo contra indica essa prática baseada em um estudo publicado na revista científica The Lancet .

Os cientistas analisaram justamente a ação do princípio ativo paracetamol no organismo quando ministrado a uma criança logo após a vacinação. Dos 459 bebês saudáveis analisados, 226 receberam três doses profiláticas (ou seja, antes da febre aparecer) de paracetamol a cada 6 ou 8 horas durante as primeiras 24 horas após a vacinação. Neles, a concentração de anticorpos ficou mais baixa do que naqueles que não tomaram o antitérmico.

Com um menor número de anticorpos , a eficácia da vacina fica reduzida . Especialistas concordam que a febre é uma resposta natural do corpo e estimula a produção das nossas células de defesa . Por isso a febre não deve ser prevenida , mas apenas tratada .

A preocupação, para pais e profissionais de saúde, é que, em alguns casos, a febre pode causar convulsões. Por isso, tornou-se rotineiro em alguns locais o uso profilático do paracetamol ou de medicamentos antipiréticos.

Existem situações, em que as crianças têm algum comprometimento neurológico ou apresentam convulsão febril, em que essa prevenção é indicada. Mas são casos muito específicos e o ideal é seguir a recomendação do pediatra.

Após a aplicação e quando o bebê já estiver em casa, você pode aproveitar dos métodos de alivio de dores caseiros:

– Fazer compressas com um pano úmido e frio ajuda muito, o pano pode ser molhado em água e colocado na geladeira, depois de torcido, ele estará bem frio e pode ser passado na região.

– Se preferir pode também utilizar gelo embrulhado em uma toalha.

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s