Como descobrir um talento ou em qual área devo estimular o meu filho? Temos tantas opções no mercado , com os mais variados tipos de escolinhas e esportes , desde escolas bilíngues a de musicalização , ginástica artística a muay thai. Como escolher ?
Tenho um casal . Meu filho é concentrado , focado e desde pequeno eu o matriculei em atividades individuais.Até tentei colocá-lo em uma escolinha de futebol ou outro esporte coletivo por ele ser muito tímido , mas logo percebi que não ia dar certo. Ele gosta de jogar tênis e faz aula de judô, vai bem em matemática e ciências e adora jogar vídeo game.
Já a minha filha caminha em outra direção . Adora atividades mais artísticas , como pintura e música. Não se adapta muita a prática esportiva e nem aos cálculos ou lógica da matemática . Adora um palco, é extrovertida e não gosta muito de eletrônicos .
Como saber quando e como estimular uma aptidão ? Vejo pais colocando as crianças em muitas escolinhas , buscando estimular todas as áreas , literalmente todas : aula de música , artes , línguas , esportes , com o objetivo de criar um “super filho” . Mas sempre resta a questão: não será muito estímulo?
Os pais depositam muitos sonhos e expectativas nas crianças .Quem nunca sonhou com um filho sucessor do Cristiano Ronaldo, Einstein, Beethoven ou Steven Jobs?
Como descobrir sem influenciar?
Muitas crianças possuem um talento oculto e a missão dos pais é, justamente, descobrir o dom para potencializá-lo.Devemos deixar nossos sonhos de lado , para descobrir o que nossos filhos realmente querem.
As habilidades tem influência genética e do ambiente . Pais que jogam tênis ou tem paixão por futebol nitidamente irão influenciar seus filhos para estas áreas. Mas devemos sempre questionar : eu quero que ele jogue ou ele quer jogar?
Dialogar com a criança e sentir dela e com ela a reação sempre é o melhor caminho. Nem tudo o que os pais idealizam ou imaginam para os seus filhos é exatamente o que os filhos querem.E os especialistas são unânimes em afirmar que as crianças podem ter talentos que os pais nem imaginam. A recomentação é observar, dialogar e oferecer o apoio necessário para que o filho construa o próprio caminho.
Habilidade esportiva
O esporte é benéfico para a saúde e favorece o desenvolvimento da criança. As crianças sedentárias, que não brincam, nem correm ou pulam, são mais ansiosas e mais propensos a desenvolver doenças ligadas à obesidade .
Os especialistas recomendam atividades físicas além daquela realizada na escola , a educação física. O hábito do esporte deve começar desde cedo e ser incentivado para promoção da saúde e de socialização. Promova passeios de bicicletas, caminhadas, natação ou praticar aulas de algum esporte que ele goste .
Dicas :
• Sempre demonstre orgulho pelo seu filho sem ligar para os resultados ou seu rendimento.
• Lembre-se de que a criança deve ter horas livres suficientes para brincar.Tenha bom senso na hora de matriculá-lo em cursos. Não o sobrecarregue com várias atividades.
• Se ele perder repentinamente o entusiasmo em torno da atividade busque as causas antes de tirá-lo das aulas.
• Não dê muitos conselhos de como melhorar, nem exija muito. Você é seu torcedor, não seu treinador.
Habilidades artísticas 
Para estimular os dons do seu filho lembre-se que a partir dos 2 anos ele começará um processo de conhecimento e integração com o mundo que o rodeia, começando a desenvolver seus sentidos. Por isso você pode se dedicar a potencializar as qualidades visuais e auditivas da criança mediante uma variedade de estímulos.
Dicas
• Proporcione pinturas de diferentes tipos e massinhas de modelar para que ele pinte e crie figuras. Evite a cópia , deixe o trabalho livre.
• Leia contos e poemas .
• Ponha música de diferentes gêneros desde cedo. Cante e dance com o seu filho para desenvolver suas habilidades musicais.
• Adquira instrumentos musicais de brinquedo para que ele experimente.
• Leve-o para assistir peças de teatro e musicais para crianças.
Se você notar que o seu filho manifesta um interesse especial por algum desses estímulos, se divertindo e dedicando muito tempo para essas atividades, considere matriculá-lo em aulas especiais de arte, música ou escultura. Se ele demonstrar interesse com as aulas, fique feliz: você cultivou esse talento.
Fica a dica .