A primeira menstruação ocorre na puberdade, por volta dos 12 anos, e a partir daí, deve surgir todos os meses até à menopausa, por volta dos 50 anos de idade. No post de hoje vou esclarecer as principais dúvidas para mães e filhas .

1. Quando minha filha irá menstruar?

Após o surgimento das mamas e pelos , demora cerca de 2 anos para a primeira menstruação ( menarca) . Incialmente o fluxo é pequeno e vai aumentando gradualmente . Não é um ciclo regular ( todo mês vem a cada 21 dias ) e os primeiros sinais da TPM ( tensão pré menstrual) já aparecem.

A idade da primeira menstruação da mãe serve como parâmetro para a sua filha .

2. Atenção quanto a higiene

A menstruação propicia uma maior proliferação de bactérias na vagina devido à presença de sangue . Se realizada uma higiene inadequada , podem surgir corrimentos e mau cheiro. O uso de sabonetes próprio para região íntima é indicado e evite os sabonetes antibacterianos.

3. Qual o melhor absorvente?

Os tipos mais comuns de absorventes íntimos são os descartáveis:internos e externos, mas também há os coletores menstruais que são internos e reutilizáveis. O grande segredo para acertar na escolha é experimentando os modelos aos quais você tiver acesso para descobrir qual é o mais confortável para você.

Dúvidas sobre absorventes internos :

• O absorvente interno pode ser utilizado por qualquer adolescente , devendo ser orientado como colocar e como usar.

• Vou perder a virgindade? Não. O absorvente interno não rompe o hímen ao ser utilizado. O hímen é uma membrana que fica na entrada da vagina e somente ao ter a primeira relação sexual , ele é rompido .

• Os cuidados com o uso de absorventes internos comuns são maiores, já que há o risco de ocorrer a chamada Síndrome do Choque Tóxico (SCT). Normalmente, os fabricantes o tempo recomendado para a troca varia entre 4 a 8 horas.Entretanto, é válido optar por esse tipo de absorvente por tempos mais curtos e intercalar seu uso com os externo

A síndrome do Choque Tóxico é uma infecção grave , que pode até levar a morte .Ocorre devido ao acúmulo de sangue no absorvente interno por longos períodos ( superiores a 8 horas) , facilitando a proliferação de bactérias . Esta infecção libera toxinas que são absorvidas pelo corpo.

4. Meninas podem usar o coletor?

Coletor menstrual ou Soft-cups são internos, seguros para serem usados a partir da menstruação e com qualquer fluxo. Ao contrário dos absorventes internos, os coletores podem ser usados por 12 horas, assim, não há necessidade de reposição, e eles não vazam como as outras opções.Os Soft-cups são semelhantes aos coletores menstruais, eles têm benefícios similares em segurança e conveniência, porém eles podem ser mais complicados de usar. Os Soft-cups podem vir tanto em versões descartáveis ou reutilizáveis para um ciclo.

5. Calcinhas reutilizáveis são uma boa opção

Sim meus amigos , aqui está a minha amiga Bela de novo. E desta vez sem crítica , juro!

As calcinhas que substituem os absorventes ou coletores , possuem uma absorção da menstruação através de um tecido lavável , com uma camada de tecido impermeável por fora. Segundo as criadoras da calcinha, elas não dão a sensação de ‘fralda‘ e nem de que você está se sentando sobre a própria menstruação, porque possuem diferentes camadas, de absorção à quebra do odor. Elas são reutilizáveis, basta passar água depois do uso e lavar em água fria depois.

Cada calcinha segura o fluxo equivalente a 5 colheres de chá ,o que equivale a dois absorventes médios. Embora existam modelos diferentes, adaptados para cada fluxo, às mulheres com fluxo maior a recomendação é que associe a calcinha com um absorvente normal ou mesmo o coletor.

6. Depois da menstruação , eu vou continuar crescendo?

Não. Após a menarca , a menina irá atingir a sua estatura final . Por isso , em alguns casos , o pediatra / endocrinologista pode atrasar a menstruação para a adolescente conseguir atingir uns centímetros a mais .

7. Fluxo intenso pode levar a anemia ?

Muitas mães ficam preocupadas com o fluxo do sangramento . Como nesta fase as adolescentes comem mal ( pouca comida saudável e muita guloseima) , as mães ficam com medo de desenvolver anemia devido à perda sanguínea .

A anemia não ocorre devido por menstruação de fluxo intenso. A perda sanguínea é fisiológica , normal , por isso não há comprometimento do corpo.

Converse , oriente , acompanhe . Tire as dúvidas da sua filha .

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s