As doenças respiratórias são muito mais frequentes no outono e no inverno. A mudança de temperatura e a baixa umidade do ar podem favorecer as infecções e uma das formas de prevenir é a lavagem do nariz.

A limpeza, feita, pelo menos, 2 vezes ao dia, é capaz de reduzir até 40% da incidência de gripes e resfriados. Serve como tratamento coadjuvante em gripes , resfriados , sinusites e rinites.

Mas existem muitas dúvidas sobre a lavagem nasal e vamos tentar desmistificar algumas no post de hoje :

Dúvidas sobre a lavagem nasal

1. Posso usar água com sal?

Alguns pais fazem a diluição de água mineral e sal , para evitar conservantes e economizar , mas essa prática não é recomendada. Erros na diluição e contaminação da mistura são os principais problemas do uso .

2. Seringa ou conta gotas ?

Podem ser utilizadas as duas formas , sendo que na seringa a mãe pode realizar volumes maiores e com mais pressão .

Em adultos o pote neti também pode ser utilizado , mas a quantidade de soro gasta é muito maior do que as outras formas . Não esqueça de lavar adequadamente o utensílio!

3. Qual a posição correta?

A posição correta é sentada , com a cabeça inclinada para frente . Quando feita na criança deitada , a lavagem pode levar bactérias e vírus para os ouvidos e aumentar a frequência de otites .Sentada , a criança não engasga e o soro é facilmente deglutido .

Em bebês até 6 meses , se você estiver sozinha , talvez seja mais fácil realizar com a criança deitada .

4. Qual o volume que posso aplicar?

Não existe uma quantidade fixa para isso, nem por idade. Isso varia muito se a criança está mais secretiva, se tem algum processo infeccioso associado, ou se é somente para limpeza nasal. Comece com pequenas quantidades, como 0,5 a 1 ml em cada narina para os bebês, e depois repita quantas vezes forem necessárias. Conforme você adquire segurança ao fazê-lo, pode aumentar a quantidade se houver necessidade. Em crianças maiores podem ser utilizados até 5 ml .

5. Spray , seringa ou jato continuo?

Não há diferença entre os mecanismos . Pela praticidade , os sprays e jatos são mais fáceis de serem utilizados e também são mais seguros quanto a contaminação do soro : o ideal é usar seringa descartável por três dias e depois trocar. Quanto ao soro , compre flaconetes ou embalagens pequenas , para evitar a exposição prolongada a germes enquanto mantido na geladeira . Jogue fora após 3 dias .

6. Tem que sair pela outra narina?

Não, não precisa! A secreção pode sair ou não, a depender da quantidade de soro colocada, a quantidade de secreção, e o jato. O mais comum é  sair um pouco de soro pela própria narina, o soro sair pela boca ou a criança engolir.

7. Qual a temperatura do soro ?

O ideal é o soro estar em temperatura ambiente ou morno, nunca gelado. Dessa forma, mesmo a secreção mais espessa consegue ser eliminada.

8. Qual a frequência ?

A lavagem deve fazer parte da nossa rotina, principalmente, porque os hábitos mudaram. Hoje em dia, temos mais contato com poluição e ar condicionado, fatores que podem contribuir para diminuir a saúde nasal. Deve ser feita 2 vezes ao dia e quando necessário , como nas gripes e sinusites , até a cada 3 horas se houver necessidade para auxiliar na saída de secreções .

9. A partir de qual idade ?

Pode ser feita em recém nascidos e adultos , sem contra indicação . Não adicione descongestionante nasal em crianças , pois levar a complicações sérias e até a morte .

Evite compartilhar o mesmo frasco , entre irmãos ou pais . Cada um deve ter o seu .

10. Por que é tão importante ? Parece que não adianta nada !

A lavagem nasal tem uma série de vantagens :

• umidifica ;

• retira vírus e bactérias ;

• elimina as secreções ;

• melhora a respiração nasal e por isso diminui as infecções de ouvido e garganta ;

• melhora a ação de medicação tópica.

Deve ser realizada na rotina , assim como o hábito de escovar os dentes , para toda a família .

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s