Recentemente atendi um menino de 8 anos de idade que estava vestido com uma camiseta da série ” La Casa de Papel “. Perguntei se ele assistia e para minha surpresa , a mãe responde que eles assistiam juntos . Como assim?

Fiquei indignada . A série tem classificação etária para 16 anos , por apresentar conteúdo de violência explícita e cenas de sexo e nudez , inclusive de estupro.

Infelizmente isso não é raridade , ao contrário… afinal , quantas crianças assistem novela ? Mesmo com conteúdo visivelmente voltado para o público adulto , as novelas são assistidas por milhares de crianças, o que traz a pergunta: é erro da televisão permitir uma novela com tal conteúdo ou erro da família que permite que a criança assista?

Diversos estudos que comprovaram que jogos, programas de televisão, revistas e tudo aquilo que permeia as relações entre a criança e a mídia podem, de fato, influenciar no comportamento e no desenvolvimento do psicológico infantil.

Meninos e principalmente meninas que assistem novelas ou programas com conteúdo amoroso / sexual desenvolvem de forma mais precoce a erotização e a curiosidade sexual . Alguns estudos indicam que estas crianças ficam sexualmente ativas mais cedo.

De acordo com os resultados, quando uma criança de 6 a 8 anos é exposta a conteúdo adulto, cada hora que ela passa assistindo a esses programas aumenta a chance de ela ter relações sexuais mais cedo em até 33%.

A criança ainda não tem experiência e carga emocional suficiente para compreender e assimilar tudo aquilo que vê. Sendo assim, não é capaz de julgar realidade de ficção, verdade e mentira, certo e errado. Mais do que isso, não é capaz de separar as situações e saber o que pode ou não ser feito por uma pessoa de sua idade.

Sempre aparecem conflitos em relacionamentos, problemas sociais, questões sexuais e relacionadas às drogas , as crianças não tem maturidade suficiente para assimilar.

Siga a classificação etária

Mas, quem leva a culpa por essa exposição das crianças ao conteúdo que não é propício a elas? A televisão deveria repensar na trama dessas novelas ou a família deve modificar a rotina da casa para que não haja esse contato da criança com o conteúdo impróprio?

Se a educação é dada pela família e pela escola, cabe a essas duas pontas trabalhar em conjunto para formar a personalidade da criança. Proibir e evitar que as crianças assistam a conteúdo inadequado é sim , dever dos pais .

Cabe a família controlar o que as crianças assistem ou não, independentemente do horário, analisando se os programas assistidos pelas crianças vão agregar a elas conteúdos que elas consigam entender, assimilar e sejam condizentes à sua maturidade.

Respeite a classificação etária. Afinal , se o conteúdo não é coisa de criança , não exponha seu filho !

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s