Muitas mães têm dúvidas quanto ao tipo de alimento que podem consumir na fase da amamentação. Surgem muitas restrições ( geralmente impostas pelas palpiteiras de plantão) que podem levar a quadros de deficiência nutricionais , da mãe e do bebê .Afinal , o que uma mãe pode ou não comer?

Assim como durante a gestação, depois do parto a dieta da mãe continua sendo importante para o desenvolvimento do bebê. Uma alimentação rica em nutrientes, assim como a ingestão constante de água, ajuda a garantir sucesso na amamentação e saúde para a lactante e o bebê.

Quais alimentos não podem para quem amamenta?

Na verdade , a mãe pode e deve comer de tudo. Nenhuma comida é 100% proibida durante a amamentação, no entanto, alguns alimentos podem alterar a qualidade do leite. Nesses casos, basta observar a reação no bebê. Se no dia em que você comeu chocolate, por exemplo, ele ficar mais agitado sem motivo aparente, esse pode ser um alimento para evitar.

Logo após o parto , algumas mulheres desejam perder peso rapidamente . A amamentação possui um bom gasto calórico e ajuda na hora de voltar a ter o mesmo corpinho de antes . Mas atenção as dietas restritivas! Se você não fizer um bom acompanhamento nutricional , pode evoluir com carências de vitaminas e o seu bebê evoluir com baixo ganho de peso.

Veja bem , não significa que o leite ficou “fraco”. A alimentação deve ser rica em frutas e verduras , com atenção especial à alimentos ricos em ferro , como as folhas de coloração verde escuro , carnes vermelhas , beterraba e feijão. A anemia por carência de ferro é comum no primeiro ano de vida do bebê e é a principal causa de baixo ganho de peso nesta fase.

Não coma em quantidade , mas em qualidade!

O que é mito ou verdade:

• peixes , camarão , ostras : podem ser consumidos sem restrição ;

• refrigerante , chocolate , café e chá preto : no consumo moderado e em excesso , podem predispor as terríveis cólicas no bebê ;

• ovo , repolho , feijão : são associados a quadros de constipação ( intestino preso ) e cólicas nos bebês . Não passa de mito propagado por avós ;

• alho e cebola ( em excesso!) podem deixar gosto residual no leite.

Coma muito!

Cereais integrais, sementes, frutas e verduras estão no topo da lista, junto com boas fontes de proteína, cálcio, ferro. Alimentos ricos em gorduras saturadas, como frituras, manteiga e carnes gordas, devem dar lugar àqueles que contêm gorduras boas, como o abacate. E um docinho de vez em quando com certeza não mata ninguém.

Entre os alimentos que não podem faltar na dieta da lactante estão salmão, azeite, castanhas, arroz integral, linhaça, peito de frango, abacate, água de coco e banana.

Alimentar-se com regularidade e em pequenas porções também é bastante importante. Ao invés de montar um prato gigante no almoço, coma um pouco menos e faça um lanche saudável no meio da tarde. Uma vitamina de iogurte com frutas e aveia é uma boa opção.

Quem amamenta tem tomar muito leite ? Água inglesa funciona?

Mito. O leite de vaca ( e a canjica) não aumenta a produção de leite na mãe. Em alguns casos , o excesso de leite e derivados pode levar ao aumento na frequência de cólicas nos bebês . Portanto , consuma com moderação.

Água inglesa e cerveja preta não aumentam a produção de leite. Por conterem álcool na composição , o bebê fica mais calmo . O álcool que a mãe ingere passa para o leite e o bebê .

Água inglesa é contra indicada na amamentação , assim como qualquer bebida alcóolica.

A água inglesa é uma medicação fitoterápica para aumentar o apetite, mas tem cerca de 15% de álcool na composição.

Beba cerca de 2 litros de água por dia e lembre-se : o período da amamentação não é para fazer dietas doidas com o objetivo de emagrecer. Você precisa de força e resistência para atender às exigências físicas e psicológicas que um bebê exige nos primeiros 6 meses de vida.

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s