Puberdade é a fase da vida em que ocorrem modificações no corpo de uma criança fazendo com que ela se torne um adulto. Em meninas, a puberdade ocorre entre 8-13 anos; e em meninos, entre 9-14 anos.

Nas meninas, o primeiro sinal de puberdade é o surgimento do broto mamário e, nos meninos, o aumento do tamanho dos testículos. Nesta fase também surgem os pelos pubianos e axilares.

Nos últimos anos , especialistas notaram que o início da puberdade está cada vez mais cedo : Um estudo americano acompanhou mais de 1.200 garotas, de 6 a 8 anos, para avaliar seu desenvolvimento mamário (um dos primeiros sinais de puberdade feminina). A constatação foi de que, hoje em dia, ele ocorre em uma média de idade de 8,8 ou 9,7 anos (variando conforme a etnia) – muito antes do que há duas décadas, quando começava somente a partir dos 10 ou 11 anos. Por quê?

Causas

Um dos fatores aceleradores é a obesidade. As meninas obesas evoluem com os caracteres sexuais mais rapidamente , porque o tecido gorduroso secreta hormônio feminino (o estrogênio ) .

Outras possíveis causas são os pesticidas e o bisfenol A, chamados desreguladores endócrinos ( substâncias com capacidade para alterar o funcionamento do sistema endócrino-hormonal ). O bisfenol A está presente em diversos plásticos e embalagens e desde 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a presença desta substância nas mamadeiras, pelo risco que representa para as crianças, mas ela continua presente em outras embalagens.

A presença de componentes psicológicos também está associada a puberdade cada vez mais cedo nas crianças : violência , exposição a conteúdo inapropriado (novelas , vídeos ) , abuso sexual .

Também há desreguladores na soja, mas o entendimento é que seria necessário o consumo constante e de uma grande quantidade de soja para que esse efeito pudesse ser provocado.

Puberdade precoce

A puberdade só passa a ser considerada precoce , quando os sinais surgem antes dos 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos. A grande preocupação das mães sempre é uma : qual o impacto psicológico na minha filha ? Ela tem maturidade para menstruar?

As meninas são emocionalmente imaturas para lidar com um corpo desenvolvido. Isso gera angústia, problemas de autoestima e bullying por parte dos colegas. Por isso a procura por orientação médica é comum.

Tratamento

O tratamento dependerá da causa . Em 90% dos casos , não há causa aparente e será administrado o hormônio , injetável , para bloqueio da puberdade até os 10 anos .

Mas em alguns casos , a puberdade precoce poderá estar relacionada a doenças hormonais e até a tumores.Nos meninos, a situação é um pouco mais alarmante, pois 2/3 das ocorrências se associam a alterações neurológicas e, desses, 50% são provocados por tumores, segundo o Ministério da Saúde.

Mas e se a criança não for tratada ? Qual o prejuízo de menstruar mais cedo?

Além do componente psicológico ( imaturidade mental x corpo adulta) alguns problemas podem ocorrer, como a baixa estatura.Crianças com puberdade precoce tem a média de altura final inferior , pois o tempo de desenvolvimento foi reduzido. Ou seja, a criança ganha vários centímetros em um curto período e, depois, para de crescer. Quanto mais cedo, maior o prejuízo. Se uma garota entrar na puberdade com 1,44 metro, por exemplo, vai crescer mais 20 centímetros, aproximadamente. Mas, se tiver por volta de 1,34 m, é possível que não chegue nem a 1,54 m de altura.

Devemos lembrar que o excesso de exposição ao estrogênio ao longo da vida também pode levar ao desenvolvimento de tumores relacionados ao hormônio, como os de mama e ovário e garantir que a puberdade venha no momento certo contribui com a prevenção deles.

O tratamento também é uma oportunidade de detectar e corrigir eventuais desequilíbrios que poderiam comprometer a fertilidade no futuro.

A Medicina avançou muito e tem o poder de devolver a infância e acertar o compasso do crescimento, assegurando um futuro com mais autoestima e equilíbrio. Está nas mãos dos pais a responsabilidade de detectar os primeiros avisos do corpo e, diante deles, correr para buscar ajuda médica.

Fica a dica!

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s