No inverno é muito comum os olhos ficarem irritados e com uma secreção , principalmente ao acordar. O tempo seco propicia as infecções oculares , como as conjuntivites , alérgicas ou infecciosas e é comum pais utilizarem a água boricada para alívio imediato.

A água boricada é um medicamento oftalmológico, sendo constituída de uma solução de ácido bórico. Muito utilizada no passado como antisséptico, bacteriostático e fungicida. Era frequente o uso em infecções de pele ou oculares.

Qual o problema?

A solução não é estéril, apesar de ser requerido que as preparações farmacêuticas de uso oftálmico sejam estéreis, uma vez que os riscos de contaminação são relevantes. Por esse e por outros motivos, em alguns países, seu uso é proibido.Entidades que controlam as medicações no mercado americano (FoodandDrugAdministration-FDA) julgam questionável o uso tópico de ácido bórico como agente fungicida e anti-séptica ocular.

O frasco contendo a água boricada pode facilmente ser contaminada com os mais diversos microrganismos em menos de 48 horas tanto em ambientes domiciliares como hospitalares.Frascos já abertos e compartilhados entre várias pessoas, podem aumentar os riscos de contaminação do frasco e as conseqüências da contaminação do frasco podem causar lesões irreversíveis nos olhos.

A manipulação de água boricada a 3% (como é vendida nas farmácias) é isenta de registro no Ministério da Saúde. O que torna a esterilização e concentração do produto, pouco confiável.

Crianças possuem a pele sensível . O uso da água boricada pode irritar a pele ao redor dos olhos e até piorar a irritação da conjuntiva. A limpeza deve ser realizada somente com soro fisiológico 0,9% com gaze ou algodão umedecido.

Um estudo analisou o uso de água boricada nos olhos e concluiu que o uso incorreto da água boricada nos olhos pode piorar quadros de afecções.Os frascos de medicamentos e soluções de água boricada podem ser veículos de transferência de micro-organismos patógenos para os olhos.

Além do risco de contaminação por micro-organismos patógenos, a água boricada não é um produto desenvolvido especialmente para uso oftalmológico.

Existem diversos colírios, específicos para os mais variados tratamentos e podem resolver seu problema ocular ao invés de água boricada. Procure seu oftalmologista, relate seus sintomas e ele saberá indicar o mais adequado à você.