Considerada saudável e de baixo custo quando comparada a outros tipos de carne, a carne de frango é a mais consumida no Brasil. Mesmo assim, algumas dúvidas não deixam a cabeça dos pais. Será que ela tem hormônios ? E se tiver, será que elas fazem mal à saúde?

É comum ouvir que a carne de frango tem hormônios utilizados nas granjas para seu crescimento. Essa informação, no entanto, é um mito. Alimentar essas aves com rações enriquecidas com substâncias hormonais ou mesmo injetá-las nas aves é proibido por uma Instrução Normativa do Ministério da Agricultura.

Além disso, seria inviável usar hormônios de crescimento, uma vez que eles demoram cerca de 60 dias para começar a agir no organismo da ave, enquanto seu abate é feito em cerca de 42 dias.

Mas como os frangos crescem tão rápido?

Muitos acreditam que as granjas dão hormônio às aves para acelerar o seu crescimento.Na realidade, foi o melhoramento genético, pesquisas na nutrição e no meio ambiente dos galpões, que permitiu as aves serem abatidas com 45 dias.

O uso de antibióticos para prevenir doenças também contribui para o desenvolvimento rápidos das aves.Na verdade, a grande preocupação hoje no consumo de carnes em geral é com o uso de antibióticos nos animais vivos.

Não que estes medicamentos deixem resíduos na carne , mas porque eles selecionam as bactérias resistentes e em contato com os seres humanos , podem levar a infecções mais sérias .

A resistência aos antibióticos está se desenvolvendo e se espalhando a uma velocidade que não pode ser contida Se não forem tomadas medidas urgentes para reduzir o consumo global de antibióticos, podemos enfrentar um regresso a uma era na qual as infecções simples podem matar.

Frango caipira é mais saudável?

Segundo nutricionistas, não há diferenças com relação ao teor nutricional. O frango de corte é abatido entre 38 e 49 dias de vida. Já o frango caipira cresce mais lentamente e é abatido entre 80 e 140 dias. Como o frango caipira é criado solto e gasta energia para sobreviver, isso aumenta o teor de fibras oxidativas na carne, deixando-a mais escura e um pouco mais dura.É uma questão de diferença de sabor, não de qualidade.

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s