Muitos bebês apresentam “caroços” nos mamilos , nos primeiros meses de vida e deixam qualquer mãe de cabelo em pé . Outra alteração comum que também pode ocorrer é a genitália da menina ficar inchada , os pequenos lábios , e até sair uma secreção sanguinolenta.

Ambas as alterações ocorrem pela passagem dos hormônios maternos através do aleitamento. Estas substâncias irão estimular as glândulas mamárias do bebê (menino ou menina) , aumentando de tamanho . Pode ocorrer a saída de uma secreção esbranquiçada , que na verdade , é o leite produzido na mama do bebê .

Essa presença de hormônios femininos pode estimular a genitália da menina , tornando os pequenos lábios inchados e com uma coloração arroxeada. Algumas meninas podem ter a saída de uma secreção sanguinolenta , observada na fralda , que não dura mais de 3 dias .Presente nos primeiros dias de vida , é chamada de ” menstruação ” do bebê , pois também decorre dos hormônios da mãe.

Fique tranquila pois não irá aparecer nenhum ” pelinho” ou desenvolver qualquer outra coisa. A vagina volta ao normal em até 3 meses . Já o sangramento , não passa do primeiro mês de viva .

O que NÃO fazer

Palpite para mãe de bebê recém nascido não falta , afinal todo mundo tem um pouco de médico , não é mesmo? Muitas mães acabam apertando as mamas e isso pode provocar uma inflamação no local. A pele fica irritada e a criança passa a ter dor nos mamilos.

Se isso aconteceu , procure um pediatra para avaliar o bebê . Medicações são perigosas e as doses de tratamento são muito próximas das doses tóxicas . Não use pomadas ou unguentos a base de ervas . A pele do bebê é muito sensível e pode provocar uma piora do quadro.

Lave a região com água e sabonete e podem ser usadas compressas de água morna no local .

Fique tranquila que os nódulos desaparecem e não alteram os hormônios dos meninos ou meninas no futuro. É uma fase do desenvolvimento do bebê.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s