No nascimento, praticamente todos os bebês têm os olhos acinzentados ou em tom azul-escuro, porque a célula responsável por produzir melanina ainda não foi estimulada a fazê-lo. E é justamente a melanina que determinará a cor da íris, parte do olho que fica em volta da pupila.

A mudança na cor dos olhos do bebê é determinada pela quantidade de melanina encontrada em sua íris.   Isto é, quanto mais melanina, mais escura será a cor dos olhos.

Não existe pigmento azul, cinza ou verde nos olhos. O único pigmento que temos nos olhos é o castanho e é a quantidade dessa cor que determina se os olhos de uma pessoa serão claros ou escuros.

Considerados pela maioria das pessoas como os olhos mais bonitos, os olhos de cor clara não são os mais comuns. São as cores mais escuras que dominam. Desta forma, a cor castanha prevalece sobre o verde e a cor verde tende a prevalecer sobre a azul. Embora os olhos claros sejam mais atraentes, quem possui os olhos na cor mais escura, possui mais adaptação à luminosidade.

A cor e a genética

Uma mãe com olhos castanhos mais um pai com olhos também castanhos é igual a um bebê com olhos castanhos, certo? Não necessariamente. Existem muitos genes no corpo que influenciam a cor dos olhos. Mesmo que os olhos de ambos os pais sejam castanhos é possível que os do bebê sejam azuis, se os pais tiverem genes que determinem isso em algum lugar do mapa genético deles.

Normalmente, a mudança ocorre entre os seis e nove meses de idade. Depois de algumas semanas ou meses, você já vai conseguir identificar o escurecimento nos olhos do bebê. Por ser gradativo, você não notará até que, um dia, o bebê abra os olhos e te surpreenda com uma cor diferente. Com 1 aninho de idade, a maioria das crianças terá a cor dos olhos definitiva.

A cor pode mudar no adulto?

Sim! A cor dos olhos pode mudar no decorrer da vida. Isso acontece com uma pequena parcela da população. É importante ressaltar que se a cor dos olhos de um adulto muda de cor de forma drástica, deve-se procurar o auxílio de um oftalmologista. Alteração na cor dos olhos pode ser o sinal de alerta para alguma doença ocular ou até mesmo um tumor.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s