O excesso de açúcar na alimentação das crianças é prejudicial e por isso muitas mães procuram alternativas mais saudáveis para adoçar sucos e sobremesas.

Os adoçantes, ou edulcorantes, tornaram-se uma das formas pelas quais  conseguimos consumir uma maior variedade de produtos gostosos sem ingerir calorias em excesso. Estão presentes em sucos, refrigerantes, doces, sorvetes, gelatinas .

Mas os adoçantes são muitas vezes são apontados como vilões e responsabilizados por tumores, diabetes, vários tipos de câncer e até queda de cabelo. Por isso , os pais procuram formas naturais de adoçar e que possam ser benéficas à saúde . Vaja os principais :

Adoçantes naturais

1.Mel

Adoça 25 vezes mais que o açúcar refinado.
– Contém vitaminas A, C, D, B1, B2, B3, B5 e B6 e minerais como o magnésio, ferro, fósforo, potássio, cálcio, sódio e magnésio.
– Reforça o sistema imunológico.
– Contém  um aminoácido ( triptofano ) que chega ao cérebro e estimula a liberação de melatonina que ajuda a relaxar e conciliar melhor o sono.
– Contém quase as mesmas calorias que o açúcar, portanto deve ser consumido com moderação.

Atenção: NÃO dar a crianças menores de 1 ano devido ao risco de botulismo.

2. Xarope de agave

O xarope se extrai da seiva do agave; se parece com o mel, ainda que seja mais espesso.
– Contém ferro, potássio e magnésio.
– Contém as mesmas calorias que o açúcar refinado, por isso deve ser consumido com moderação.
– Por conter frutose, um consumo excessivo pode provocar cáries.
– Evitar consumir o xarope aquecido porque perde as propriedades nutricionais.

3. Stévia

É um adoçante natural que provém de um arbusto e se obtém o sabor doce das folhas verdes.

– Contém nutrientes como o cálcio, fósforo, ferro, potássio e Vitaminas A e C.
– Não é calórico, o que evita o sobrepeso e a obesidade infantil.
– Evita a formação de cáries.
– A Stévia não tem contra-indicações e ainda não existem estudos que demonstrem alguma complicação no consumo por crianças. Recomenda-se o consumo com moderação.

Mas adoçante faz mal à saúde?

Os adoçantes são substâncias que tem um poder edulcorante muito potente. Isso significa que uma pequena quantidade já é suficiente para adoçar os alimentos de forma satisfatória.

Na internet encontramos muitas informações , na grande maioria sem fundamento científico , que associam os adoçantes a uma série de doenças .Propagadas indiscriminadamente por sites relacionados à nutrição e bem estar , essas informações falsas confundem a nossa cabeça e pensando nisso , relacionei as mais comuns :

aumenta o apetite e provocam ganho de peso por alterações cerebrais : não tem fundamento científico ;

são produtos químicos? Sim. Como tantos outros que normalmente consumimos no dia a dia;

fazem mal à saúde? Foram e continuam sendo exaustivamente estudados. O FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, do JECFA (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives) e do NCI (National Cancer Institute) dos Estados Unidos chegaram à conclusão de que os edulcorantes NÃO causam câncer ou qualquer outro efeito adverso à saúde.Estas instituições estabeleceram, para cada adoçante, a IDA, isto é, a Ingestão Diária Aceitável, que é quantidade que se pode ingerir por dia com segurança e sem efeitos deletérios à saúde.

Fique tranquila . Para atingir essa quantidade , o consumo deveria ser quase irracional.Vamos fazer contas: considerando que um refrigerante adoçado com aspartame tem, em média, 40 mg de aspartame por 350 ml ( 1 lata), significa que este adulto de 70 kg poderia tomar até 80 latas por dia! Ou até 100 sachês de adoçante de mesa por dia.

Os adoçantes podem ser utilizados e são seguros para crianças e adultos . Mantenha uma alimentação saudável , com uma boa ingestão de frutas e verduras e baixa quantidade de açúcar refinado. Se precisar , use adoçantes naturais ( mais nutritivos , mas não menos calóricos ) ou artificiais .

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s