Criança doente , pais desesperados e o remédio. Quem nunca sofreu para dar um xarope ? É choro , birra , aí cospe tudo ou vomita. Tomou? Nem dá para saber.

Muitos pais preferem as medicações injetáveis , mas para a grande maioria das doenças não há outra opção , somente a por via oral.

Neste post vou ensinar a vocês como dar remédio de uma forma fácil :

Remédio para o nariz

A melhor forma de aplicar o medicamento é colocar a criança em uma posição confortável, acalmá-la, inclinar sua cabeça para trás e aplicar o medicamento próximo ao nariz, nunca dentro da narina, pois pode machucar

Mostrar ansiedade ou ficar nervoso também não vai ajudar. É preciso entender que a criança está mais sensível e ter paciência.

Remédio para os olhos

Se até os adultos ficam agitados no momento de aplicar remédios nos olhos, imagina uma criança. Para aplicar o medicamento é importante que ela esteja deitada de barriga para cima. Em seguida, puxe calmamente a pálpebra para cima e aplique o remédio no canto do olho, próximo ao nariz.Mantenha a criança deitada por um tempinho depois da aplicação para que o remédio não escorra. Certifique-se também que ela não enfie o dedo no olho logo depois.

Remédios para os ouvidos

A recomendação é colocar a criança deitada de lado e pigar uma ou duas gotas no local indicado. Mantenha a criança deitada por um tempinho para que o remédio não escorra e perca a eficácia.

Remédio na boca

A melhor forma é dar na seringa , pressionando a bochecha , colocando a medicação na parte mais posterior da língua ou no canto da bochecha , pois assim a criança sentirá menos o gosto do remédio.

O que percebo muitas vezes é que o furor causado é mais culpa dos pais do que pela criança em si. Hoje em dia a maior parte das medicações apresenta sabor palatável , sendo muito mais fácil administrar .

Mantenha a calma. Não invente mentiras ( “só desta vez e acabou”) , chantagens (“toma e ganha um brinquedo”) ou castigo (“toma ou vai levar uma chinelada”). Lembre-se de que ela está doente e mal humorada. Geralmente com dor ou náuseas.

Em caso de vômito ou se a criança cuspiu, você deverá repetir a medicação. Mas calma, espere , dê um intervalo antes de tentar novamente. Em caso de novo episódio de vômito, aguarde a próxima hora da medicação. Se em duas tentativas , dois horários não conseguir medicar a criança, entre em contato com o seu médico.

Após a medicação , não ofereça lanches ou refeições , pois a chance da criança vomitar a medicação será maior. Espere cerca de 1 hora . Ofereça líquido em pequena quantidade.

Dúvida de pai e mãe

👍🏻Procure tomar as cápsulas e comprimidos com água. Cerca de 200 ml de água (um copo), é uma boa quantidade, pois nesse volume, a água evita que o medicamento fique entalado ao ser deglutido. Além disso, essa quantidade faz com que o estômago se esvazie mais rápido e o princípio ativo do medicamento chegue mais precocemente ao intestino, onde a maioria é realmente absorvido.Algumas substâncias permitem que você triture e transforme em pó, diluindo em líquidos, ficando sem sabor , facilitando a aceitação.

👍🏻O uso do leite ou suco de frutas não é recomendável, pois contém proteínas em sua composição. Essas proteínas podem se combinar com as moléculas do medicamento e dificultar sua absorção; podem competir com o princípio ativo na absorção e acabar por dificultar e/ou atrasar a absorção. O leite ainda pode alcalinizar o estômago (diminuir sua acidez) e impedir a absorção de princípios ativos que dependem dessa acidez.

👍🏻 Quando a criança estiver saudável , deixe-a brincar e manipular a seringa ou o inalador . Coloque iogurtes , doces , para tirar da criança o medo da seringa. Assim , quando você precisar usar , o medo será menor e mais fácil para administrar . 👍🏻 Não pule os horários . Tente adequar ao ritmo da criança . Se você levou a criança ao PS e a receita do antibiótico foi dada na madrugada , espere até amanhecer para iniciar .Assim você conseguirá manter os horários , sem a necessidade de acordar a criança na madrugada por 7 dias.

👍🏻 Medicação genérica geralmente não tem o sabor agradável. Se o seu filho tem dificuldade , procure comprar a de grandes laboratórios. Converse com o seu médico , pois temos opções de comprimidos mastigáveis para crianças maiores , que geralmente necessitam tomar grandes doses de xaropes .

👍🏻Nunca coloque na mamadeira. Diluir em grandes volumes para disfarçar o sabor , só complica, pois se a criança não ingerir todo o volume , fica difícil saber o quanto do xarope ela tomou.

👍🏻Crianças maiores aceitam melhor se você deixá-las tomar o xarope sozinhas , escolhendo a forma : colher , seringa , copinho.

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s