Quem nunca ouviu falar que leite fermentado ( sim aquele que começa Ya e termina com kult😬) faz bem para saúde ? Isso porque esse tipo de bebida contém lactobacilos , que são benéficos ao nosso organismo . Qual a melhor idade? Quantos tomar por dia? Faz bem pra quê ?

Os leites fermentados são alimentos a base de lactobacilos vivos , o que também acontece em alguns tipos de queijos e iogurtes . Essas bactérias não provocam doença no ser humano e trazem uma série de benefícios ao nosso corpo . São os chamados probióticos.

Existem milhões de bactérias no nosso intestino , que nos protegem de infecções e produzem substâncias que ajudam a regular o nosso sistema imunológico e combater bactérias que provocam doenças , como a diarréia.Mas os lactobacilos não funcionam somente nestes casos : existem diversos estudos que comprovam a eficácia na regulação do sistema de defesa , reduzindo o número de infecções respiratórias e auxiliando na cólica em bebês .

Funciona ?

Sim. Alguns pesquisadores questionam se essas formulações , como o leite fermentado , apresentam eficácia , já que grande parte dos lactobacilos morre ao entrar em contato com a acidez no estômago . A recomendação seria o uso de bactérias liofilizadas , ou seja , na forma de sachês ou cápsulas .Desta forma o número de bactérias é maior e com certeza você terá algum benefício .

Mas esse argumento não descarta o uso de iogurtes ou leite fermentado diariamente como um alimento funcional , um alimento que traz benefícios à saúde . O que eles não fazem é tratar de diarréia ou colites , por exemplo.

Qual idade ?

Até os 6 meses de vida o bebê deve receber exclusivamente o leite materno . O próprio leite tem uma série de benefícios e também contém pré e probióticos . Após esta fase , o leite fermentado e o uso de iogurtes pode ser feito sim, mas com atenção a concentração de açúcar que este tipo de bebida tem. Ou seja , nada em excesso !

Lactobacilos são todos iguais?

Essas bactérias recebem este nome porque vivem no leite , mas há varias espécies de lactobacilos : no Yakult temos o L. Casei Shirota , já no Actimel o L.Casei Danone . Ambos são criados em laboratórios e modificados geneticamente para sobreviver a acidez no estômago e colonizar , viver no intestino dos ser humano.Uma vez no intestino, esses seres se reproduzem com grande rapidez e ainda criam um ambiente propício para que outras bactérias benignas possam se estabelecer ali. Como se não bastasse, eles produzem um muco que protege as vilosidades (pequenas dobraduras) intestinais e também sintetizam parte das vitaminas do complexo B , por exemplo.

A vantagem do leite fermentado é que eles usam organismos geneticamente selecionados, que comprovadamente chegam vivos ao intestino em quase 100%, enquanto os lactobacilos do iogurte sobrevivem em escala bem menor

Benefícios à saúde

Essas bactérias vivem no nosso intestino e trazem muitos vantagens a nossa saúde :

• Restabelecem o equilíbrio da microbiota do intestino;

• Melhoram o intestino “preso”

• Melhoram a digestão, por ajudarem na produção de enzimas proteolíticas e lipolíticas;

• Recuperam a integridade da parede do intestino, no caso de doenças inflamatórias intestinais, como a volume;

• Têm efeito anticancerígeno;

• Reduzem surtos diarreicos por combaterem os patógenos;

• Aumentam a imunidade;

• Melhoram a alergia alimentar.

Não adianta tomar um frasco de iogurte ou leite fermentado e depois comer um hambúrguer e achar que tem uma alimentação saudável . Para obter os benefícios , temos que ter uma dieta favorável ao crescimento destas bactérias boas , como consumir fibras , pouca gordura e evitar ao máximo o uso de antibióticos. O chamado prébiótico é justamente isso , o alimento que irá fornecer ao lactobacilo uma boa condição de desenvolver e se reproduzir , dentro do nosso corpo.

Sintomas da falta ou diminuição dos lactobacilos

Quando temos uma flora intestinal desequilibrada , passamos a ter uma série de sinais :

• Sensação de barriga estufada

• Gases e cólicas

• Constipação ou episódios de diarréia intermitente

• Candidíase de repetição

• Intolerância à lactose

• Resfriados , viroses de repetição

• Fadiga crônica

• Má absorção de vitaminas e minerais

Por isso é fundamental para a nossa saúde o consumo deste tipo de alimento , na forma de leite fermentado ou iogurte . Vários estudos estão sendo realizados nesta questão , que apontam para a prevenção em quadros de alergias alimentares , diminuição de crises e frequência de asma e até do câncer .

Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s