Utilizar água não potável na alimentação das crianças é uma das formas mais comuns para adquirir infecções intestinais e verminoses. Muitas cidades obedecem às diretrizes da Organização Mundial de Saúde relativas a qualidade da água potável , mas isso não significa que a água que sai da torneira seja pura.

Se a água que sai da central de abastecimento é adequada , mas a sua caixa d’água não vê uma limpeza há mais de 1 ano ou os canos da sua residência estão em mau estado , a água que chegará a sua torneira estará provavelmente contaminada . Por isso os especialistas sempre indicam a fervura da água da torneira , por cerca de 5 minutos para eliminar bactérias e outros germes .

Cerca de 80% das famílias desconhece se a água da torneira da sua cidade está apta para o consumo e cerca de 84% dessas famílias que utilizam água da torneira não a fervem.

Os tipos de filtro

A forma mais eficaz de tornar a água potável é a utilização de filtro ou purificação, entretanto, em caso de impossibilidade desses métodos, existem outras maneiras de retirar impurezas e tornar a água potável, como a fervura e o uso de hipoclorito de sódio.

Os filtros de água, geralmente, são os produtos mais simples e funcionam a partir de uma vela central que retém impurezas. Os filtros são capazes de eliminar a sujeira da água e uma das suas vantagens é que eles não precisam utilizar energia elétrica, além de terem um preço mais acessível, quando comparados com os purificadores de água.

Já no purificador de água, além do elemento filtrante central, existem outras câmaras de purificação e tecnologias especiais, como bombas ou lâmpadas ultra-violeta e, por isto, além de filtrar a água, é capaz de matar as bactérias.

Qualquer que seja o filtro ou o purificador, é muito importante verificar o selo de certificação do Inmetro, que é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, para se certificar que o filtro ou o purificador é eficaz para tornar a água boa para consumo.

Água mineral ou filtrada?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual tipo de água traz mais benefícios à saúde: água mineral ou água filtrada? Em teoria as duas podem ser consumidas e ambas irão hidratar o organismo , mas há algumas diferenças .

A água filtrada é um tipo de água onde foram adicionados alguns compostos químicos ( flúor e cloro ) para eliminar as bactérias nocivas à nossa saúde. Portanto, ela tem pouco ou praticamente nenhum valor nutricional, e serve apenas para a hidratação. Ainda que sejam utilizados filtros, ou que a água seja ozonizada, tudo isso serve apenas para torná-la adequada ao consumo , livre de bactérias.

Já a água mineral é rica em flúor, cálcio, magnésio e outros compostos químicos naturais benéficos à nossa saúde. Vem diretamente da natureza e é naturalmente filtrada. O seu uso acelera o metabolismo, ajuda na desintoxicação do organismo, fortalece os ossos e dentes devido à presença de cálcio e tem valor nutricional. Portanto, não há dúvidas: a água mineral é melhor que a filtrada.

Não use água de poço ou bica!

Não use água de bica ou poço . Pode existir contaminação do lençol freático ( água subterrânea ) . Verminoses , infecções por bactérias e até hepatite A são as doenças mais comuns . Atenção ! Não é porque está em meio da natureza que é pura ou mais saudável .

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s