O uso de tablets e celulares por crianças têm aumentado a incidência de miopia.Estima-se que cerca de 1/3 da população mundial tenha problema de miopia em 2020 e 50% da população em 2050.Em países asiáticos essa frequência atinge até 90% dos estudantes do ensino médio .

Por isso que por lá temos visto algumas medidas extremas :

Se não for detectado e corrigido com lentes, a miopia pode progredir e, com o tempo, aumentar significativamente o risco de catarata, glaucoma, desprendimento da retina e maculopatia míope.Além disso, está entre as três primeiras causas de cegueira permanente no mundo.

Os especialistas acreditam que a genética tenha um papel no desenvolvimento da miopia, mas não é o único fator.

Há algo em nosso comportamento e nosso ambiente que está contribuindo para o aumento de casos de pessoas míope.

Por isso que alguns estudos apontam que o uso excessivo de eletrônicos poderia ser um dos fatores para a miopia: ao olhar para a tela do aparelho , o foco da visão é fixado em uma fonte muito próxima da visão por um tempo prolongado,deixando o músculo do olho com fadiga, aumentando a  chance de desenvolver a miopia.

Se a criança passa muito tempo em frente ao computador, joguinhos de celular, lendo ou vendo TV no escuro ou ainda assistindo filmes no DVD no carro, o cérebro entende que o importante é a visão de perto, que vai ficando cada vez melhor, em detrimento da visão de longe.

Outra alteração frequente é a síndrome do olho seco. A síndrome é provocada  pela diminuição da produção de lágrimas , devido à criança passar muito tempo olhando fixamente para tela , piscando menos , provocando irritação ( olhos avermelhados ) e coceira, semelhante a uma conjuntivite , mas de forma crônica.

Se o seu filho faz uso destes aparelhos eletrônicos reduza o tempo para 1 hora por dia . Para os adolescentes peça para fazer intervalos a cada 50 minutos (porque tirar o aparelho custa a morte social deles neste caso😜) e descansar a visão tirando o foco de objetos próximos e olhar para o horizonte.Nos tempos atuais, a miopia é corrigida com o recurso a óculos, lentes de contato e cirurgia.Mas reduzir o número de horas passadas em visão de perto e aumentar o número de horas ao ar livre pode evitar que a criança evolua com problemas visuais e necessite de correção.

Fica a fica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s