Não tenho o costume de tomar café , mas meu filho já me perguntou algumas vezes : “mãe , posso tomar café?”. Sempre deduzi que devido à cafeína , a resposta seria não , mas não é bem assim.

É sabido que a cafeína tem um efeito direto sobre o sistema nervoso central, fazendo com que fiquemos mais alerta. Em doses moderadas, a substância pode trazer uma série de benefícios para o organismo, incluindo a melhora da memória e da concentração, além de ajudar na saúde mental como um todo. O café já foi associado à diminuição do risco de Alzheimer e alguns tipos de câncer.

Mas em altas doses pode provocar alguns sintomas indesejados como :

• Agitação ;

• Dificuldade em adormecer;

• Dor de cabeça ;

• Dores abdominais ;

• Aumento de pressão arterial ;

• Taquicardia .

A cafeína tem um efeito quase imediato no organismo.Segundo a Academia Americana de Distúrbios do Sono , a substância alcança seu pico no sangue entre 30 e 60 minutos após a ingestão.Normalmente, o corpo leva de 3 a 5 horas para eliminar metade da substância e é preciso entre 8 e 14 horas para que o organismo esteja totalmente livre da cafeína. Portanto , os especialistas recomendam abster-se do café por, no mínimo, oito horas antes de dormir. Logicamente, os efeitos podem variar e costumam ser mais visíveis em pessoas que não ingerem cafeína regularmente.

Um estudo realizado pelo órgão de saúde americano , o FDA ( Food and Drug Administration) aponta que 98% do consumo de cafeína se dá por meio de bebidas. No entanto, elas não são a única fonte , pois ela pode ser encontrada em alguns alimentos , como o chocolate e alguns medicamentos .

Criança pode tomar café?

O consumo do café está liberado para crianças , desde que seja feito com moderação , a partir dos 2 anos de idade , o seu filho pode ingerir meia xícara de café , coado , misturado ao leite . Após os 6 anos , ele poderá tomar uma xícara , de café coado , misturado ou não ao leite.

Os pais devem estar atentos quantos sensibilidade da criança , pois os efeitos variam para cada organismo.

Quando a criança tomar café , você deve-se lembrar de que outros alimentos também podem contribuir com o limite diário de cafeína , para que não ocorram excessos.

Vamos ver a média de cafeína de alguns produtos :

– chá mate (100ml) : 20mg

– chocolate ao leite ( 100mg): até 30 mg

– coca -cola ( 335 ml): 35 mg

– café ( 1 xícara ) : expresso 70 mg e coado 50 mg

Exagerar no consumo, no entanto, é transformar os benefícios do café em problemas. Além de ter efeito estimulante, ele pode atrapalhar a absorção de ferro e levar à anemia. Bebidas como café , chás e achocolatados são ricos em polifenóis , fenólico e fosfatos , substâncias que retardam a absorção de ferro e também de cálcio .

Beba com moderação .Fica a dica.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s