Criança caidinha , paradinha e que bota terra na boca ,tem verme e precisa de Biotônico ! E lá vem a vovó com a colherzinha do remédio mais amado do Brasil!

Foi criado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura É um dos medicamentos mais antigos comercializados no Brasil. Sua fórmula original continha , pasmem , quase 20% de álcool na sua composição. Mas não preocupe , desde 2001 a Anvisa proibiu a presença de álcool nas medicações para crianças e a substância foi retirada da fórmula.

Mas afinal , você sabe o que tem no Biotônico?

É um medicamento de uso oral composto basicamente por ferro:

Não contém vitaminas , minerais ou álcool. Não possui contra indicação e o uso está prescrito para crianças acima de 4 anos.

Há cerca de um século os fortificantes têm o suposto poder de fazer milagres – e, acreditam as pessoas, se não funcionarem, mal também não irão causar. O tipo mais popular de fortificante não passa de um composto de ferro. E só funciona como estimulante de apetite, garantem os especialistas, se a causa da inapetência for alguma deficiência de nutrientes , como a anemia .

Ingerir suplemento de ferro sem necessidade provoca diversos efeitos colaterais. A substância se deposita em locais como o fígado, o baço e a medula óssea, levando a um funcionamento inadequado desses órgãos.

Mas como convencer a vovó?

Emulsão Scott x Biotônico

Cândido Fontoura criou o fortificante brasileiro . Já a emulsão Scott foi criada bem antes , em 1830, nos Estados Unidos.

É um tradicional medicamento à base de óleo de fígado de bacalhau , notável pelo sabor acentuado que muitos consideram desagradável e também pelos altos teores de vitamina A e D.

São medicações diferentes , com tratamentos distintos . Não dá para comparar quem funciona melhor para o apetite.

Biotônico funciona ?Posso dar?

Sim . Grande parte da população infantil sofre de anemia , decorrente do consumo insuficiente de ferro na dieta , e a ingestão do remédio irá funcionar na maior parte dos casos .

Mas não espere “cura” para todos os males em um simples frasquinho! Uma criança com pouco apetite muitas vezes possui hábitos alimentares inadequados como causa ( excesso de mamadeiras por exemplo). Sempre reavalie a rotina diária da criança e não deposite toda esperança em uma medicação.

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s