Se o meu filho for a escola mais cedo , ele será mais inteligente? Alguns pais pensam que sim e matriculam seus filhos antes dos 4 anos para que ele aprenda as letrinhas e números …

… mas isso é verdade! Um estudo patrocinado pelo governo americano e conduzido pelo National Institute of  Health Study, por exemplo, monitorou o desempenho escolar de 1.300 crianças entre os 0 e 12 anos. Metade deles ficou em casa até os cinco anos, enquanto a outra parte frequentou a escola.

Até os 12 anos, o grupo foi submetido a provas para avaliar o desempenho escolar. De acordo com a pesquisa, as crianças que frequentaram a escola mais cedo se saíram melhor que todas as disciplinas testadas.

No Brasil não existe um consenso entre os especialistas . O consenso é de que sendo estimulada e segura, a criança melhora sua capacidade de entender a lógica nos processos de aprendizado futuros. Se bem estimulada pelos pais , avós ou cuidadores , a criança terá o mesmo desenvolvimento daquelas que entraram mais cedo na escola.

Não tem ‘conteúdo’ para crianças pequenas

A relação do aprender e ensinar como estamos acostumados, é algo que deve ser priorizado muito mais no ensino fundamental.A proposta da escola nessa fase precisa priorizar a noção de sociabilização e de coletividade na criança. O conteúdo, como o português e a matemática, ainda é algo secundário e sempre deve ser apresentado como uma brincadeira.

O ganho nesta fase é na socialização e na autonomia da criança . Há um grande estímulo na competência socioafetiva e isso pode gerar em um melhor desempenho escolar no futuro.

Nas escolas os pequenos são estimulados com músicas , brincadeiras , atividades de coordenação motora , tudo de forma lúdica e divertida. Em casa , geralmente não há tanta atividade , e o tempo dedicado a televisão e eletrônicos é muito maior.

Não é raro a mãe receber essa orientação de um pediatra , principalmente quando o filho é único e apresenta um atraso de fala , por exemplo. A socialização nesta fase é extremamente positiva. Qual bebê não sorri quando vê outro?

Não devemos esperar criar superdotados que sabem ler e escrever antes dos 4 anos de idade . Mas sim em proporcionar atividades mais recreativas do que as domésticas.

Características das crianças que entram mais cedo na escola:

• mais independentes : pegam brinquedos , os objetos que desejam ou as vontades , apontam , verbalizam ;

• falam mais rápido: o desenvolvimento da fala ocorre muito mais rápido nas crianças que frequentam as escolas . Em casa , devido à falta de estímulo , com tudo na mão , fácil e sem a necessidade de se expressar , a criança demora a formar as primeiras frases , principalmente em caso de único filho;

• são mais agressivas : os bebês que ficam em período integral , tem uma tendência forte a serem mais agitados e nervosos do que os outros . Não há uma causa definida , pode ser devido ao cansaço , afastamento por período prolongado dos pais e até problemas na própria escolinha;

• ficam mais doentes : como no post anterior , a criança que está matriculada antes dos 4 anos fica muito mais doente do que as que ficam em casa .

Não trabalho e prefiro cuidar do meu filho em casa

Uma alternativa para as crianças ,além da escola tradicional , é o início em uma atividade esportiva. Uma escolinha de natação ou oficina de música podem ser uma opção para quem não deseja ainda matricular o seu filho e proporcionará o estímulo adequado para a socialização .

A natação é o esporte ideal para os bebês a partir de 6 meses ,proporciona um laço de confiança entre o bebê e a mãe ou o pai se estreita porque esse é um momento especial, direcionado somente para vocês. Além disso, o contato, o toque e o carinho estimulam o lado afetivo e emocional da criança.

A natação fortalece desde a musculatura torácica ao diafragma, o que torna a troca de oxigênio mais fácil e natural. É comum, por exemplos, crianças com bronquite apresentarem uma melhora no problema depois do início da prática.

E o bebê fica cansado e dorme mais !😃

Fica a dica .

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s