Menino ! Não mexe no olho desse jeito se não você fica cego!

Quantas vezes você não ouviu essa frase? Pois é verdade . Coçar os olhos não faz bem e até pode levar a problemas de visão .

O simples ato instintivo de levar os dedos aos olhos quando alguma coisa os irrita é um péssimo hábito e pode causar problemas. Coçá-los, então, nem se fala. Primeiro, porque, assim como em qualquer parte do corpo, quanto mais se esfrega, maior será a vontade de coçar. Depois, como a estrutura do órgão é muito delicada, a pressão exercida pelos dedos pode lesionar áreas importantes, que, no futuro, facilitam o desenvolvimento até de sérias doenças.

Por que coçamos os olhos ?

São três os possíveis fatores para desencadear a coceira nos olhos:

• Ambientais: quanto maior a temperatura do ambiente e mais seco o clima são mais encontradas poeiras e partículas no ar, o que pode predispor uma crise;

• infecciosos: como por exemplo as conjuntivites, que podem ser causa ou consequência da coceira e as alergias, especialmente a rinite.;

• e as reações alérgicas a medicamentos ou alimentos.Instalada a alergia, sintomas como lacrimejamento excessivo, vermelhidão, irritação, sensação de areia, inchaço das pálpebras, ardência e queimação mostram que há algo de errado com os olhos.

Quem é alérgico, vive coçando os olhos, o nariz, tossindo, espirrando e faz tudo isso quase que de forma automática. Se você faz isso e acha que não tem problema nenhum, saiba que as mãos nem precisam estar contaminadas para que você desenvolva um problema de saúde.

Os olhos não foram feitos para ser tocados, muito menos coçados e, apesar de não doer, esfregar a mão sobre os olhos pode causar problemas de visão.

Levar as mãos aos olhos não é indicado por diversos motivos. Primeiro, porque nossos dedos normalmente estão em contato com bactérias de objetos do dia a dia e, esfregando a região, transportamos sujeira e poeira para dentro dos olhos, podendo causar irritações e infecções.

E é verdade que esfregar os olhos pode provocar o descolamento de retina, assim como alterações na córnea e hemorragias. Vale lembrar ainda que, assim como qualquer coceira, esfregar a área só faz com que o incômodo aumente.

Quando você coça o olho , estimula a liberação de substâncias que aumentam ainda mais a coceira. O ideal mesmo é não coçar.

O que o hábito pode levar

A conjuntivite pode ser uma complicação ou mesmo uma causa da coceira. As conjuntivites bacterianas e virais podem ser desencadeadas pelo simples fato de levar até os olhos o dedo com os micro-organismos.

O trauma direto causado pela coceira também pode lesar a córnea, causando a chamada a úlcera de córnea. Essa complicação pode ser grave e deve ser tratada com cicatrizantes locais ou até mesmo transplante de córnea, nos casos mais graves.

Ao coçar os olhos, ocorre a ruptura de fibras de colágeno da córnea e isto pode levar ao aumento do diâmetro dos olhos e alterações no formato da córnea.Estas alterações podem levar a astigmatismo , miopia e ceratocone.O ceratocone é uma doença caracterizada por um afinamento progressivo da córnea. Originalmente de formato côncavo, quando doente a córnea fica cada vez mais fina, mole e vai tomando a forma de um cone. O tratamento é através do uso de óculos , lentes de contato ou cirúrgico .

O que fazer

Primeiro devemos acabar com esse hábito . Na hora da coceira , limpar os olhos com água ou soro fisiológico e gaze.

Não use o paninho! O paninho da criança é sujo , pois geralmente ele serve para limpar a boca , nariz e ainda passeia por toda casa , até no banheiro!Quando em contato com o olho pode levar a conjuntivite.

Se a coceira for intensa e acompanhar a saída de secreção , a criança deverá ser levada ao pediatra ou oftalmologista.Nunca use colírio por conta própria , principalmente os frascos já utilizados em um tratamento anterior.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s