Assunto polêmico entre pediatras e nutricionistas, o açaí pode ser administrado para bebês a partir dos 6 meses de idade , com o início da introdução das frutas.

Devido ao risco de contaminação pelas fezes do barbeiro , transmissor da doença de Chagas, não deve ser comprado de vendedores artesanais.O barbeiro deposita suas fezes no cacho do açaí. Ao lavar o produto de forma inadequada e triturar o fruto, o agente causador da doença de Chagas fica no meio da polpa, podendo causar a doença quando ingerido.Na Amazônia , 90% dos casos são decorrentes dessa forma de contaminação.

A doença de Chagas não tem cura e afeta principalmente o coração.

A procedência do creme de açaí deve ser bem avaliada. Precisa ser pasteurizado e vir em uma embalagem lacrada. Portanto, é melhor evitar o consumo em restaurantes e lanchonetes. O ideal é comprar a embalagem fechada marca reconhecida ou comprar a polpa e bater em casa com pouco açúcar ou frutas.

Polpas artesanais,sem cuidados de higiene, mesmo congeladas , podem oferecer risco.Portanto o ideal é consumir a forma industrializada, que sofre processo de pasteurização e congelamento a níveis de temperatura -30graus.

O açaí possui vitaminas , ferro, cálcio e é uma excelente fonte de energia. A dica é começar pelos sucos, coloridos e docinhos, que se adaptam facilmente ao paladar infantil. Vitaminas e smoothies, também podem facilitar a introdução.

O açaí ainda tem um fator aliado, que é ser parecido com sorvete. Servido na tigela gelado, ainda pode ser combinado com grãos e outras frutas.

O ideal é o consumo de apenas 100 gramas uma ou duas vezes por semana, no lanche da tarde ou da manhã.Por ser bastante calórica e ter um alto poder de saciedade , tome cuidado para não oferecer o açaí muito perto das refeições principais, pois pode deixar as crianças sem fome.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s