Em que local da sua casa você guarda os seus remédios? Se você respondeu no banheiro ou na cozinha, cuidado. Estes locais ,usados pela maioria das pessoas para armazenar a famosa “farmacinha” doméstica, não são os mais indicados para manter os medicamentos seguros.

Na bula a indicação é a mesma para todos : mantenha-os sempre protegidos da umidade, do calor e da claridade. Por isso, o quarto costuma ser um local ideal – com temperatura amena e longe da umidade. A luz, o calor e a umidade podem interferir na ação dos produtos, que podem perder a eficácia e até causar prejuízos ao organismo.

Coloque os medicamentos em uma caixa e guarde em uma gaveta ou prateleira. Alto para as crianças e baixo para um idoso.

Como conservar

Os fabricantes farmacêuticos recomendam que a maioria de seus produtos sejam armazenados a uma temperatura controlada de 15 a 30 graus Celsius, longe da umidade e da luz.

• Medicamentos em cápsulas e comprimidos: a maioria dos ativos é sensível à luz. Por isso, é importante manter o medicamento em sua embalagem original, longe da luz e da umidade. O ideal é colocar o produto em local seco e em prateleiras afastadas das paredes. E nunca o guardar no armário do banheiro ou em cima da geladeira.

Os comprimidos precisam ser desprezados se estiverem quebrados, faltando partes, desmanchando ou esfarelando. Nas cápsulas, deve ser verificado se existem manchas na superfície, o que indica deterioração do medicamento. Também é importante examinar a existência de cápsulas vazias, com rachaduras (trincadas) e ou pegajosas, o que indica excesso de umidade;

• Pomadas e cremes: conserve o produto em sua embalagem original, longe da luz e da umidade. Leia atentamente o rótulo, pois alguns medicamentos precisam ser guardados na geladeira, para evitar oxidação e manter a estabilidade do produto. Também é fundamental observar se o mesmo apresenta partes com coloração e consistência diferentes e se está ocorrendo separação das partes líquida e sólida.

• Xaropes e medicamentos líquidos: devem ser armazenados longe da umidade, luz e calor. Os frascos de xaropes precisam ficar fora do alcance de crianças, que podem ser atraídas por seu sabor agradável e sofrer intoxicações. Outra dica é observar no rótulo se é necessário conservar o produto em geladeira, pois isso aumenta a estabilidade química;

• Soluções injetáveis (ampolas, frascos etc.): é preciso evitar a exposição à luz solar e à umidade e também observar a presença de partículas sólidas no líquido, vazamentos e qualquer coloração anormal.

Existem ainda alguns medicamentos que, obrigatoriamente, devem ser mantidos sob refrigeração, a uma temperatura de 2° a 8°C. Nestes casos, devem ser colocados na geladeira, na parte mais central. Deve-se evitar colocá-los muito próximos ao freezer, na porta ou na parte mais baixa do eletrodoméstico e jamais armazená-los na geladeira dentro de um isopor fechado. Para transportá-los sempre com isopor e gelo, seja para buscar/comprar na farmácia ou para viagem. E lembre-se , estes medicamentos não podem ser congelados.

Remédio aberto

A data de vencimento da medicação não é mesma depois de aberto. Assim como os alimentos , um remédio que teve a embalagem aberta , em especial os xaropes e colírios , possuem uma data de expiração muito mais curta.

Os antibióticos ( xarope ou colírio ) possuem um data de validade de 7 dias depois de aberto . Por isso , nunca use “aquele restinho” de colírio ou remédio que sobrou da última vez , pois ele pode levar a uma dano maior .

Na viagem de carro

A temperatura interior de um carro pode transformá-lo num forno quando ele está parado em um estacionamento ou entrada de garagem, debaixo do sol. Por causa disso, a melhor coisa a fazer é manter os medicamentos em uma bolsa ou malinha separada ao viajar. Quando você deixar o carro, leve os medicamentos com você.

Se for a praia e precisar tomar medicamentos durante o dia, leve o suficiente para aquele momento, e mantenha-o dentro de uma bolsa, em local baixo, na sombra e preste atenção ao movimento do sol. Não coloque no alto no guarda-sol, pois a temperatura é mais alta.

Se for de avião, deixe-os na bagagem de mão.No caso de viagens aéreas é sempre importante ter a receita médica dos medicamentos, principalmente se a viagem for internacional.

Anúncios

Escrito por Dra Fernanda Naka

Pediatra

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s